Setecidades Titulo Abastecimento
Mauá tem 320 mil
pessoas sem água

Problema ocorreu após o rompimento de adutora no bairro
Capiburgo que também abastece reservatórios Zaíra e Magini

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O rompimento de adutora no bairro Capiburgo, em Mauá, deixou cerca de 320 mil pessoas sem água - município tem 417 mil habitantes -, o que equivale a duas São Caetano. O incidente ocorreu na madrugada de ontem, em tubulação de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro, que abastece os reservatórios Zaíra e Magini. Juntos, os equipamentos eles têm capacidade para armazenar 15 milhões de litros.

Também foram afetados bairros como Parque São Vicente, Guapituba, Miranda D'Aviz, Parque das Américas e Oratório, entre outros. O fornecimento para o reservatório Mauá, o maior da cidade, não foi prejudicado. Com capacidade para 30 milhões de litros, o tanque fornece água para o Polo Petroquímico, para as indústrias do bairro Sertãozinho e residências do entorno.

No dia 29 de janeiro, a cidade ficou sem água durante todo o dia por conta de manutenção no reservatório Mauá. No fim do ano passado, por conta das fortes chuvas, o município também teve o abastecimento prejudicado.

O Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) estima que os trabalhos de manutenção na adutora danificada devem ser concluídos apenas no fim desta quinta-feira. Até o fechamento desta edição, a autarquia ainda não tinha confirmação sobre o que causou o rompimento. Cerca de 40 funcionários trabalham para tentar corrigir o problema. A autarquia não ofereceu técnicos para falar sobre o problema ou reparos.

A tubulação leva água da Estação Elevatória da Sabesp até os dois reservatórios. A responsabilidade pelo conserto é do Sama, já que o incidente ocorreu dentro de Mauá. Segundo a autarquia, o problema aconteceu em local de mata, de difícil acesso, o que prejudica os trabalhos.

O Sama garante que o abastecimento a hospitais e unidades de Saúde será garantido por meio de caminhões-pipa. A empresa também informa que não há possibilidade de estender o sistema alternativo à população, por conta do excesso de demanda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;