Esportes Titulo
Campeão Pan-Americano, atleta de S.Caetano pensa no Intercontinental
Felipe Munhoz
Especial para o Diário
24/08/2006 | 01:07
Compartilhar notícia


Não menos estratégico que o xadrez, o jogo de damas também é um esporte capaz de desenvolver a velocidade de raciocínio e a memória fotográfica. Foi com este pensamento que a cidade de São Caetano implantou, há cerca de 12 anos, o esporte na rede escolar e agora colhe os resultados desta aposta. O damista Humberto Bifolco, 18 anos, vai participar do Campeonato Intercontinental de Bijlmer, na Holanda, que acontece de 20 a 29 de outubro, depois de ter conquistado o título Pan-Americano em julho.

Humberto é o atual campeão brasileiro na categoria juniores (14 a 19 anos). O título Pan-Americano foi conquistado em Trinidad e Tobago e já faz parte da coleção do campeão. “Comecei nas Emeis e ganhei interesse pelo esporte, depois o meu professor de damas me encaminhou para a equipe da cidade. Hoje tenho bolsa integral na faculdade e recebo uma ajuda de custo”, comenta Humberto.

No Brasil, a maioria dos campeonatos é disputado em tabuleiros de 64 casas. Mas existe uma outra categoria conhecida como dama internacional – jogada em tabuleiros de 100 casas –, comum nas competições no exterior.

Segundo Humberto, o bom desempenho no esporte fez diferença nas disciplinas escolares. “Depois que comecei a treinar, sentia mais facilidade nas provas. Dificilmente não entendia uma matéria, assimilava tudo mais rápido”, argumenta o rapaz. Humberto lamenta, porém, o pouco incentivo que recebem do país. “Apesar dos adversários terem muito respeito pelos jogadores brasileiros, acredito que, no Brasil, ainda tenham poucos praticantes”, ressalta.
(Supervisão de Angelo Verotti)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;