Cultura & Lazer Titulo Data
É sempre bom lembrar

Dia da Consciência Negra é celebrado hoje com atrações gratuitas; Mart’nália é o destaque

Vanessa Soares Oliveira
20/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Por mais que a impressão que se tenha é a de que a humanidade evolui a cada dia, algumas coisas levam a crer que estamos distantes do mundo ideal. Em pleno século 21, ainda é preciso celebrar o Dia da Consciência Negra – comemorado hoje – para tentar, enfim, convencer uns e outros que cor da pele não significa nada. Várias atividades foram programadas para lembrar a data.

Em São Paulo, o destaque fica por conta da programação gratuita em diversas unidades do Sesc, como o show da cantora Mart’nália na unidade Parque Dom Pedro II (Praça São Vito), a partir das 18h. Para a apresentação de hoje, a artista separou canções do seu último disco, +Misturado, que faz homenagem às muitas misturas que fez em toda sua trajetória. No setlist se destacam canções como Ninguém Conhece Ninguém, Se Você Disser Adeus, Libertar, entre outras. “Espero que todo mundo saia de lá feliz”, deseja a cantora. Ela manifesta o desejo de que um dia não seja preciso ter um dia para lembrar da importância dos negros e da igualdade racial. “Acredito que um dia isso vai acabar. É uma besteira. Falta de conhecimento, mas temos que pensar que já foi muito pior”, declara.

Na unidade de Itaquera do Sesc (Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000), quem faz a festa é o rapper Rincon Sapiência. Ele apresenta a partir das 16h show de lançamento do álbum Galanga Livre, no qual faz mergulho no universo da música africana, com influências que vão desde a capoeira até o blues. Mais informações sobre a programação de todas as unidades de Sesc estão disponíveis no site www.sescsp.org.br/programacao.

Já o MIS (Museu da Imagem e do Som), que fica na Avenida Europa, 158, também em São Paulo, realiza, a partir das 9h, diversas atividades gratuitas para comemorar a data, como sessão de cinema com exibição de Soul King Nino Brown (documentário sobre um dos nomes mais importantes do hip hop brasileiro, King Nino Brown, um dos fundadores da Casa de Hip Hop de Diadema), seguido de um bate-papo com o próprio Brown, Leo Papel e Sharylaine, além de oferecer uma slam poetry (competição em que poetas recitam um trabalho original) e um baile black.

NAS TELINHAS
Quem prefere acompanhar as celebrações de casa, a TV Cultura exibe, a partir das 19h30, edição especial do programa Manos e Minas, que vem com edição repleta de poesia da cantora e compositora Naruna Costa, além de bate-papo com Joyce Fernandes, conhecida como Preta-Rara. A TV Brasil traz o especial Um Abraço Negro, a partir das 20h30. Já no SescTV a programação tem início às 11h com apresentação de três shows, três documentários e um espetáculo de dança que abordam a temática.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;