Internacional Titulo
Tropas britânicas estao prontas para entrar em Kosovo
Por Do Diário do Grande ABC
11/06/1999 | 10:41
Compartilhar notícia


As tropas britânicas estao prontas para entrar no Kosovo e aguardam apenas uma ordem para se juntarem aos russos que estao cruzando a Sérvia e devem chegar à Iugoslávia na tarde desta sexta-feira.

Os Estados Unidos, preocupados com a possibilidade de as tropas russas serem as primeiras a chegar ao Kosovo, ordenou que sua marinha preenchesse o espaço.

A secretária de Estado norte-americana, Madelaine Albright, alertou que parte dos cerca de um milhao de refugiados nao poderao retornar ao Kosovo antes da chegada do inverno. Já o enviado especial da ONU, Carl Bildt disse temer que os cerca de cem mil sérvios que vivem em Kosovo decidam abandonar a regiao e deixem um rastro de destruiçao.

Oficiais norte-americanos acreditam que o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, possa ser destituído pela própria populaçao de seu país quando ela se der conta das atrocidades de que as forças sérvias cometeram no Kosovo.

Segundo o presidente russo, Boris Yeltsin, as relaçoes entre a Rússia e a Otan continuam congeladas, apesar da suspensao dos bombardeios, mas nao descartou que progressos possam ocorrer.

As conversaçoes entre a Rússia e os Estados Unidos foram suspensas devido ao impasse sobre se a Rússia poderia ou nao se encarregar do policiamento de uma regiao no Kosovo onde vive a populaçao sérvia. A Otan defende o seu comando para todas as forças de paz, mas a Rússia reivindica o comando de um setor. Segundo a Otan, cerca de quatro mil soldados iugoslavos já deixaram o Kosovo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;