Turismo Titulo Equador
A Galápagos de Darwin

Lembrado pela linha imaginária que divide o planeta, o
Equador tem vocação para conquistar de vez os brasileiros

Eliane de Souza
Especial para o Diário
01/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Lembrado primeiramente pela linha imaginária que divide o planeta, o Equador tem vocação para ser um dos novos destinos de férias dos brasileiros. Não à toa, a CVC, maior operadora de viagens do Brasil, acaba de incluir em seu portfólio cinco roteiros para o país com pacotes que variam de três a sete dias.

Para a maioria dos turistas estrangeiros, incluindo os brazucas, a atração mais disputada do Equador é o arquipélago de Galápagos. A 1.000 quilômetros da costa equatoriana, o destino estará para sempre ligado ao naturalista britânico Charles Darwin e seu livro A Origem das Espécies. Foi passando por essas ilhas 150 anos atrás que Darwin desenvolveu e revelou ao mundo sua teoria sobre a seleção natural.

Em 1835, uma das primeiras coisas que assombrou o pesquisador - e encanta turistas até hoje - foi a diversidade das espécies. As tartarugas que estudou eram similares às que encontrou no continente sul-americano, mas claramente pertenciam a espécies diferentes, variando de uma ilha a outra.

O naturalista regressou de sua viagem um ano mais tarde e começou a escrever as memórias de suas experiência. O resto é o que aprendemos no Ensino Médio: a ideia de que os seres vivos mudam com o tempo. Desde então, as ilhas são associadas com a teoria da evolução.

Turistas e cientistas chegam de toda parte do mundo para estudar e se encantar com a mesma biodiversidade que incendiou a criatividade de Darwin. É por conta disso que um dos pontos mais visitados de Galápagos é a estação científica investigativa que leva o nome do cientista inglês e foi estabelecida em Puerto Ayora, na Isla Santa Cruz.

Até hoje o conjunto de 18 ilhas e dezenas de outras ilhotas no Oceano Pacífico serve de hábitat de espécies como iguanas, leões-marinhos, tartarugas gigantes e e albatrozes. Além da observação dos animais, as ilhas abrigam grutas belíssimas, vulcões, praias e ainda oferecem a possibilidade de praticar o mergulho.

Santa Cruz é bom ponto de partida para explorar a região por conta da ótima infraestrutura turística, muito bem servida de hotéis, restaurantes, bares, lojas, centros de mergulho e agências de viagem.

As famosas tartarugas gigantes de Galápagos também estão em Santa Cruz. Os velhos quelônios podem ser vistos em seu hábitat natural na Reserva de El Chato.

Um dos grandes atrativos da ilha é a possibilidade de explorar o ambiente com autonomia. Uma das atrações que dispensa guias é a paradisíaca praia de Tortuga Bay, onde se pode praticar surfe ou apenas admirar o mar deitado em areias branquíssimas. A lagoa Las Ninfas também é local seguro para nadar e observar a vida silvestre, além da tranquila praia de Los Alemanes, rodeada por manguezais. Outro ponto alto fica na praia Las Bachas, onde tartarugas marinhas enterram seus ovos junto à vegetação.

Entre iguanas e vulcões

A ilha de San Cristobal, localizada no Sudeste de Galápagos, é uma das mais visitadas do arquipélago graças ao aeroporto e a uma ampla variedade de locais turísticos. Esse pedaço de terra cercado pelo oceano oferece praias de areias brancas, pontos interessantes para a observação da vida selvagem, mergulho, surfe e várias outras atividades aquáticas.

A capital da província de Galápagos é Puerto Baquerizo Moreno, cidade altamente desenvolvida com vários hotéis, lojas e restaurantes. Nesta região destacam-se as praias Del Horno Cabo e Man, além do Golden Beach Carola Point e do Canyon, que são bons lugares para surfar. A ilha tem o único lago com águas doces de Galápagos, o El Junco.

Já Cerro Brujo é uma praia conhecida por sua fauna exótica e por ser lar de iguanas e leões-marinhos.

A ilha de Isabela, a maior do arquipélago, chama a atenção por conta dos cinco vulcões que abriga, muitos deles ainda em atividade. Vulcão Alcedo é o mais popular devido à enorme caldeira e saídas de vapor. É também o lar de uma colônia de tartarugas gigantes. Os mais corajosos podem se aventurar em trilhas ao redor da enorme cratera do vulcão Serra Negra.

A ilha de Fernandina é uma das mais novas do arquipélago, e continua com um dos vulcões mais ativos. Punta Espinosa é o único lugar oficial onde se pode fazer caminhadas pelos campos de lava recém-formados, com direito a apreciar pinguins, leões-marinhos, iguanas marinhas e pelicanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;