Cultura & Lazer Titulo
TV Cultura estréia programa no formato bate-papo na cozinha
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
10/11/2002 | 16:32
Compartilhar notícia


A TV Cultura estréia nesta segunda-feira Gemabrasil, programa que aposta no formato “bate-papo na cozinha”. A apresentação fica por conta do ator e chefe de cozinha Rodolfo Bottino, que recebe seus convidados para conversas sempre em tom de descontração. A atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 8h30.

No estúdio foi montada uma cozinha, na qual Bottino prepara um prato para seu convidado. O cenário é assinado pelo próprio apresentador. Algumas inserções de reportagens externas trazem informações sobre gastronomia em geral. Cultura e culinária são os assuntos preferidos no programa. Esse é um resumo de Gemabrasil, co-produzido pela TVE-Rio e a produtora Made For TV.

A produção preparou um especial para a estréia. Hoje, Bottino faz um passeio pelo zoológico para mostrar como é feita a alimentação dos animais. A partir de amanhã, a cozinha começa a funcionar e já tem um interessante convidado. O artista plástico catarinense Juarez Machado fala sobre arte e culinária e é recebido pelo anfitrião com um atraente bolo molhado de coco.

A quarta-feira (dia 13) será dedicada ao samba. Bottino recebe os cantores e compositores Dunga, Toninho Geraes e Tonico Ferreira para um papo regado a cerveja e muitos frutos do mar. No dia seguinte (14), o professor Hermógenes, que escreveu a história da ioga no Brasil, experimenta uma salada com molho de iogurte. Encerrando a semana, na sexta (15), o artista plástico Richard Gallo conta suas experiências e prova a polpeta com talharim preparada por Bottino.

Documentário – Ainda na TV Cultura, nesta semana, outra atração tem a culinária como foco. No sábado (16), às 9h30, a emissora leva ao ar o último programa da série Mesa Brasileira, pelo Cultura Documento.

Nos outros capítulos, a série abordou as civilizações do açúcar e do ouro e, no episódio Caldeirão Antropofágico, destaca a terceira grande civilização que se desenvolveu no Brasil: o café.

O programa se dedica a registrar o contraste e a antropofagia alimentar de São Paulo e Rio. Essas duas cidades, além de principais pontos do ciclo do café no país, caracterizam-se nos dias atuais pelo cosmopolitismo da nossa alimentação. A produção é uma parceria entre TV Cultura, Ministério da Cultura, RTP e Anders Produções.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;