Economia Titulo
Grécia anuncia reformulação do gabinete
Por
17/06/2011 | 06:58
Compartilhar notícia


O governo socialista da Grécia anunciou uma extensa reformulação do gabinete, incluindo a substituição do ministro de Finanças, num esforço para conquistar apoio para reformas econômicas impopulares. Num comunicado, o porta-voz George Petalotis disse que o governo designou Evangelos Venizelos para o Ministério de Finanças, em substituição a George Papaconstantinou. Considerado o arquiteto das reformas econômicas, Papaconstantinou foi deslocado para o Ministério do Meio Ambiente e permanece no núcleo do governo.

Professor de Direito, Venizelos estava à frente do Ministério de Defesa. Membro do Partido Socialista desde os anos 80, ele foi ministro da Justiça e porta-voz do governo, e foi contra a indicação do primeiro-ministro George Papandreou para a liderança do Partido.

Papandreou escolheu Venizelos para a pasta das Finanças depois de descobrir que havia poucos candidatos dispostos a assumir o cargo, disse o membro do partido. Venizelos tentará negociar ainda neste mês um segundo empréstimo com os parceiros da Grécia na zona do euro e com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Como pré-requisito, a Grécia deve adotar um pacote de austeridade de ? 28 bilhões, que inclui profundos cortes de gastos e uma série de novos impostos.

Ministros de finanças da zona do euro vão se reunir em Luxemburgo no domingo e na segunda-feira para discutir o novo pacote de socorro financeiro. Um graduado funcionário do FMI disse que é uma "precondição" do financiamento que a Grécia aprove as medidas orçamentárias. Tais medidas implicam grandes cortes em postos de trabalho e afetam gregos de todas as idades. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;