Setecidades Titulo Segurança
São Bernardo inicia vistorias prioritárias
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo iniciou ontem processo de vistoria a casas noturnas e estabelecimentos comerciais que recebem grande quantidade de pessoas. Dos quatro pontos de oito que serão visitados pela equipe, formada por agentes da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, GCM (Guarda Civil Municipal) e polícias Civil e Militar, apenas um está com alvará vencido, mas outros dois apresentaram problemas. Todos, porém, continuam abertos e terão prazo para se adequar. A fiscalização começou um dia antes de a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, completar um mês, hoje.

O primeiro espaço a receber a vistoria foi também o mais problemático: o salão de festas do Clube dos Bancários, no Riacho Grande. Além de estar com alvará de funcionamento vencido desde 2009, havia irregularidades sanitárias e de segurança contra incêndios.

O fundador e presidente do clube, Aparecido Moraes, afirmou que já esperava que fossem encontrados problemas e que atenderá as exigências para dar garantia de segurança aos visitantes. Moraes tem 15 dias para apresentar AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), adequações quanto à lei de acessibilidade e documento que garanta ausência de poluição sonora.

Após vistoria detalhada que durou cerca de uma hora, os bombeiros solicitaram que sejam realizadas adequações para o salão de festas, que comporta até 600 pessoas. Entre as principais estão implantação de sinalização de emergência, manutenção do alarme e luz emergencial, além de treinamento dos funcionários.

O segundo lugar a receber a comitiva foi o Clube da Ford, no bairro Alvarenga. Apesar de o alvará da casa ser válido até maio, os responsáveis pelo espaço informaram que o local foi leiloado e passará a ser de empresa particular, o que acabará com os eventos.

O dia de vistoria da equipe foi concluído em duas casas no Jardim do Mar. A primeira foi o Herculano's Country Bar, onde o processo de regularização do alvará está em andamento desde 8 de novembro. O espaço tem capacidade para 380 pessoas e atendeu a todas as exigências de higiene, no entanto, os bombeiros pediram alteração no auto de vistoria para funcionamento como casa noturna e não bar e restaurante, como consta atualmente.

O último ponto vistoriado foi o espaço Eko Loung. A única observação foi a necessidade de correção do projeto para ampliação da capacidade de lotação da casa, que comporta 162 pessoas.

Os responsáveis pelos locais foram contatados um dia antes com objetivo de que abrissem os espaços para a visita, além de ter em mãos documentos necessários.

SANTO ANDRÉ

Santo André realizou no fim de semana a Operação Pancadão nos bairros Condomínio Maracanã e Cata Preta. Um estabelecimento foi interditado durante a ação.

O trabalho contou com 14 guardas civis, 25 policiais militares, seis agentes de trânsito, dois fiscais de trânsito e dois fiscais do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;