D+ Titulo Sonho
Estudante de Santo André divulga livro
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
12/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo Pessoal


Reprodução

Ana Beatriz Macedo, 17 anos, de Santo André, tem mania de escrever o que sonha assim que acorda. Em 2010, uma anotação mudou sua vida. Dragões, batalhas, salão de pedra, anjos, monstros e um mundo mágico, chamado Agnitellure, apareceram em vários sonhos e se tornaram realidade com a publicação da série Lágrima de Fogo (editora Novo Século, 311 págs., R$ 29,90). São oito livros. O primeiro - Mundo de Sombras - foi publicado e estará na Bienal. "Tem muito de mim. A personagem principal é meu lado chato."

Nada disso teria acontecido se não fosse uma amiga, sua maior incentivadora. "Leu o texto, se encantou e pediu para continuar." Ela curtiu tanto, que divulgou na internet parte da obra. "Em 2011, recebi e-mail de uma editora. Achei estranho. Foi quando soube o que tinha feito."

Animada, Ana Beatriz enviou a proposta para oito editoras. "Tinha medo de mostrar o que escrevia. Não achava bom até receber elogios. Resolvi não desistir do meu sonho."

Apaixonada por literatura desde criança, Ana gosta de ler de tudo. A saga Crepúsculo, Harry Potter e Percy Jackson fazem parte de sua coleção. "Acho o enredo de Crepúsculo vazio, mas a forma como a autora descreve e como manipula o leitor é bacana. Quem cresceu lendo J.K. Rowling aprendeu muito com os personagens. E Percy Jackson ensina várias lições de vida", afirma. Os planos da garota? Prestar vestibular para Letras e seguir a carreira literária.

Ana Beatriz estará na Bienal na quarta-feira (15), das 11h às 13h, no estande da editora. Para conhecer mais sobre seu trabalho acesse http://agnitellure.blogspot.com.br. Se quiser o livro, envie e-mail para isaiddonttrustme@hotmail.com

Divulgação

INCENTIVO

Ana Beatriz nasceu em Paraguaçu Paulista, interior de São Paulo, e há três anos e meio se mudou para Santo André. Foi alfabetizada aos quatro anos. Sempre gostou de ler, mas teve uma grande incentivadora na família: a prima. "Ela lia de dois a três livros por semana. Acredito que todo mundo que goste de ler, também tenha vontade de escrever, mesmo que seja para não mostrar para ninguém."

Aos seis anos começou com poesias. Participo de um concurso da escola e ganhou. Tem até hoje o livrinho de recordação. Mas foi com autor Pedro Bandeiras com quem começou a se apaixonar por leitura. A Droga da Obediência foi quem a impulsionou. "Adorava os códigos enigmáticos (substituição de letras). Usava quando fazia tarefa de casa e depois traduzia ou vice-versa."

Quando começou a escrever a série Lágrima de Fogo, os pais não colocaram muita fé. "Pensaram que seria fogo de palha e também tinha medo que não desse certo. Quando perceberam que estava sério me apoiaram muito."  Para quem quer seguir os passos, Ana Beatriz dá uma dica. "Não desista. Até a J.K. Rowling (autora de Harry Potter) levou vários não até conseguir publicar", diz.

Para ela é preciso ter boa ideia e ser cara de pau. "Antes de ir atrás de editora acho importante mostrar seu trabalho para amigos e familiares. Eles já vão dar opinião que pode ajudar a melhorar e depois correr atrás de uma editora. Paciência também é fundamental", afirma. Todo o esforço vale a pena ao ver o produto em mãos.

LIVRO

Ana Beatriz explica que o leitor entenderá o significado do nome do livro no último volume. Para escrever a obra, ela conta que não segue uma sequência lógica."Vou escrevendo e depois separando as partes", diz.

Foram impressos 1.500 livros, sendo 500 entregues para a escritora. Animada, já foi na livraria e procurou nas prateleiras até encontrar. "É uma sensação ótima", explica a menina que pretende lançar o segundo volume no fim do ano que vem. Para ela o mais legal é o contato dos leitores. "Tenho recebido críticas todos os dias."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;