Internacional Titulo
Soja alterada representa 75% do plantio na Argentina
Por Do Diário do Grande ABC
03/11/1999 | 12:22
Compartilhar notícia


A área de soja transgênica vai representar 75% da área total de soja na Argentina nesta safra. No caso do milho, a área plantada com sementes geneticamente modificadas deverá ocupar entre 5% e 7% do total.

"A diferença de porcentagem se explica por ser este o primeiro ano de cultivo de milho transgênico na Argentina. No ano que vem, a área de milho modificado chegará a 20% ou 25%", afirmou Juan Kiekebusch, diretor de biotecnologia da Associaçao Argentina dos Fabricantes de Sementes.

Segundo ele, para alcançar esse grau de aceitaçao, é "necessário que o produtor adote os transgênicos ao conhecer suas vantagens". Kiekebusch afirma que é necessário que as empresas fabricantes de sementes saibam qual será a intençao dos produtores para se programar e ter as sementes disponíveis. De acordo com ele, o crescimento do uso de transgênicos "pode concretizar-se apenas se o produtor busca a tecnologia e a adota".

Ele disse que depois o surgimento da soja transgênica, há no mercado mundial três variedades diferentes de soja: a orgânica, cultivada especialmente na Europa, com um preço de venda mais alto mas também com maiores custos de produçao; a soja commodity, transgênica, produzida pelos Estados Unidos e pela Argentina; e a soja nao transgênica, "identidade preservada".

"Temos agora no mercado mundial três segmentos, com três grandes produtores e exportadores, Estados Unidos, Brasil e Argentina. O Brasil é o que menos usa transgênicos, embora os agricultores brasileiros já estejam vendo as vantagens da nova tecnologia", disse ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;