Setecidades Titulo Direitos
Fundação Abrinq reconhece prefeitos Amigos da Criança

Santo André e São Bernardo tiveram reconhecimento pleno na premiação

Por Do Diário do Grande ABC
27/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Fundação Abrinq, principal instituição do País dedicada à proteção e promoção dos direitos da infância e da adolescência, reconhece hoje os prefeitos de Santo André, Aidan Ravin (PTB), e São Bernardo, Luiz Marinho (PT), como Amigos da Criança, em cerimônia realizada em Brasília. O programa tem por objetivo o reconhecimento de esforços de gestores municipais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A premiação é referente à gestão 2009-2012, que teve a adesão de 1.556 prefeituras. Destas, 307 cumpriram com os critérios iniciais propostos e 181 tiveram o reconhecimento pleno, ou seja, além de cumprir os prazos e critérios do programa, promoveram melhoria nos indicadores, ampliaram o diálogo com a sociedade e com outros órgãos públicos, atuaram de forma intersetorial e qualificaram as políticas públicas do setor. Ambas as cidades da região estão inclusas nessa última categoria.

São avaliados, entre outros itens, a rede de atendimento voltada ao setor de infância e adolescência, o fortalecimento dos conselhos municipais, os mecanismos de transparência e controle social, além de evolução de indicadores como mortalidade infantil e na infância, cobertura de creche e pré-escola, notificações de casos de violência e trabalho infantil.

Criado em 1996, o programa auxilia os gestores municipais a elaborar, de forma participativa e integrada, o diagnóstico da situação da infância e da adolescência no município, e construir uma visão de futuro, estabelecendo metas e um plano de ação com as prioridades para os quatro anos de sua gestão. Para isso, a Fundação Abrinq oferece aos participantes instrumentos de avaliação como o mapa Programa Prefeito Amigo da Criança, o Orçamento Criança, e seminários de capacitação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;