Internacional Titulo
Confrontos entre xiitas e coalizão continuam no Iraque
Do Diário OnLine
Com Agências
05/04/2004 | 15:16
Compartilhar notícia


O Exército americano realizou nesta segunda-feira várias operações de grande envergadura contra rebeldes xiitas em Bagdá (capital) e sunitas em Fallujah, 50 km a oeste da capital, um dia depois que os sangrentos confrontos entre forças da coalizão e partidários do líder xiita Moqtada al Sadr causaram dezenas de mortos. Acusado de homicídio, Sadr teve sua prisão decretada nesta tarde.

Para reprimir a revolta fomentada pelo dirigente radical, que se diz orgulhoso de ser declarado fora da lei pelo administrador americano, Paul Bremer, as forças americanas atuaram com dois helicópteros Apache em Bagdá.

Os aparelhos dispararam contra instalações dos partidários de Sadr enquanto veículos militares e tanques entravam no bairro de Shula, ao oeste da capital, onde explodiram violentos confrontos entre milicianos xiitas e o exército americano.

Os combates desta segunda começaram quando cinco caminhões de soldados americanos e membros das forças iraquianas de defesa civil (ICDC, auxiliar do exército) tentaram entrar no bairro, constatou um repórter da AFP.

"Foram recebidos a tiros e os membros do ICDC ficaram ao lado dos milicianos e também começaram a disparar contra os soldados americanos", afirmou uma testemunha. Os soldados americanos abandonaram seus veículos e fugiram. Os habitantes incendiaram os caminhões, acrescentou. Cerca de 16 tanques da coalizão controlavam, nesta manhã, pelo menos duas entradas do bairro xiita.

O ataques da coalizão com helicópteros são uma resposta aos violentos confrontos da véspera, que causaram 22 mortos e 200 feridos do lado iraquiano e 11 mortos entre os soldados americanos – mais quatro mortes foram confirmadas nesta segunda-feira.

No domingo, os primeiros enfrentamentos foram registrados quando xiitas protestavam contra a prisão do clérigo radical xiita, Mustafa Yaqub ('braço-direito' de Sadr), e foram baleados por tropas espanholas em Najaf e outras três cidades. Sadr, 30 anos, que esteve em evidência nos meses após a queda de Saddam Hussein, defende a saídas das tropas aliados do Iraque e a saída do poder de Paul Bremer, chefe da Autoridade Provisória da Coalizão.

Nesta manhã, à imprensa, Paul Bremer disse que Sadr é um “jovem clérigo fora da lei” por tentar “usurpar a autoridade legitimada”. O chefe da Autoridade Provisória da Coalizão também prometeu manter uma política linha-dura contra os membros da milícia de Moqtada al Sadr.

Ocupação - Choques com tiroteios também ocorrem entre milicianos do dirigente radical xiita Moqtada Sadr e soldados britânicos em frente à sede do governo de Basra, a grande cidade do sul do Iraque. Algumas salas do prédio foram tomadas

Os confrontos começaram às 15h15 locais (8h15 de Brasília) entre dois veículos blindados do exército britânico e milicianos, armados com fuzis kalachnikov.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;