Internacional Titulo
EUA se recusam abrir corredor aéreo para pessoal humanitário
Por Da AFP
21/04/2003 | 16:37
Compartilhar notícia


Um dirigente da Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou esta segunda-feira, em Amã, descontentamento com a "misteriosa" recusa pelas forças americanas de garantirem um corredor aéreo com o objetivo de que o pessoal humanitário regresse ao norte do Iraque.

O coordenador da ONU encarregado de questões humanitárias, Ramiro Lopes da Silva, tinha anunciado em 12 de abril que 31 funcionários da ONU regressariam às regiões de Dohuk, Erbil e Suleimaniyá (norte).

Mas seu pedido, formulado oficialmente no dia 9 de abril, foi barrado com a recusa das forças de coalizão para permitir o acesso dos funcionários da ONU, segundo o porta-voz do escritório da ONU para questões humanitárias, David Wimhurst.

"Nossa equipe espera há mais de uma semana partir para a região do norte. Pedimos à coalizão garantir um corredor aéreo mas ainda não recebemos o sinal verde", assinalou. "Não entendemos as razões da recusa porque as condições no terreno são estáveis. É misteriosa", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;