Setecidades Titulo Problemas
Obra deixa postes no meio da rua no Jardim Zaíra, em Mauá

Carros e motos precisam desviar dos obstáculos; situação perigosa já dura pelo menos um ano

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
26/04/2022 | 00:27
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Uma cena inusitada chama atenção de quem passa pela Rua das Figueiras, no Jardim Zaíra, em Mauá. Carros e motos dividem espaço com nove postes que estão posicionados bem no meio do asfalto, alguns, inclusive, deixando espaço mínimo para a passagem de automóveis. A situação não é recente e já dura há pelo menos um ano, quando obras de recapeamento asfáltico e construção de novas calçadas foram feitas na região.

Os postes acabam sendo obstáculos a mais para os motoristas que precisam driblar a dificuldade para subir ou descer a rua, que é bastante íngreme. Para proteger alguns dos postes, a Prefeitura posicionou grandes peças de concreto que atrapalham ainda mais a locomoção na via.

Além dos postes, a calçada é um outro problema relatado pelos moradores do bairro. Com o intuito de facilitar o deslocamento de pedestres, a administração municipal tinha construído uma escada na calçada, que desmoronou com as chuvas e agora virou um monte de entulho, o que obriga as pessoas a também dividir a pista com os carros e motos.

Morador da região, José Ribeiro utiliza a Rua das Figueiras todos os dias para ir e voltar do trabalho e acha curiosa a situação dos postes no meio do caminho. “ Não sei há quanto tempo está nessa situação. Uso aquela rua do Zaíra para cortar caminho, passo por lá todos os dias, na ida e na volta. Mas tem mesmo os postes no meio da rua, acho bem estranho essa situação”, comentou.

De acordo com relatos de moradores publicados nas redes sociais, os postes no meio da rua se tornaram ponto viciado de acidentes, principalmente no período noturno, quando a visualização fica mais comprometida. Os moradores explicam que, além do asfalto, a via foi alargada durante a obra de construção das calçadas e os postes que ficavam na lateral acabaram no meio da rua, já que não foram deslocados.

A Prefeitura de Mauá disse que está em contato com a Enel SP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana, para encontrar uma solução conjunta para o problema. Já a Enel informa que "encaminhou, em setembro de 2020, um estudo e orçamento para execução da obra de adequação da rede no local. Porém, até o momento, a concessionária não recebeu o retorno da Prefeitura de Mauá. Proativamente, a concessionária entrou em contato com a Secretaria de Planejamento Urbano do município para prosseguir com as tratativas necessárias para realização do serviço".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;