Setecidades Titulo Coluna Memória
Turma centenária do I Grupo. O diretor Cassiano Faria.No rádio, a Festa de Caboclo.

No encerramento da II Semana Santo André 2022, “Memória” recupera uma foto aqui publicada há 30 anos, de uma das turmas masculinas do grupo escolar hoje sede do Museu Octaviano Gaiarsa.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/04/2022 | 05:12
Compartilhar notícia


A foto foi doada ao museu por Silvia Daniel. Naquele tempo, à frente do museu, Wilson Stanziani, museólogo, dividia conosco estas preciosidades. O Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória) vivia o auge e Stanziani era um de seus membros.

O Museu de Santo André, em 1992, ainda não se chamava Dr. Octaviano Gaiarsa e estava abrindo uma nova exposição: “Arquitetura Escolar Paulista, 1890-1920”, numa parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (núcleo ABC) e Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

Entre 1890 e 1920, 170 prédios foram construídos para abrigar escolas estaduais. Um deles, construído em 1912, foi destinado a Santo André, entre as Ruas Senador Flaquer e Gertrudes de Lima.

RÁDIO
Trio Luso Brasileiro ilustra a capa da edição nº 104 de “Arte Revista”, de 23 de julho de 1955, da coleção do comendador Carlos Manias Neto.

O trio era chamado de “Os Brotinhos da Música Sertaneja”, com Nersinho, Ditinho e Zé Branquinho, e se apresentava nos programas da Rádio Clube de Santo André: “Festa de Caboclo” e Ranchinho de Sapé.

Graças à “Arte Revista”, que divulgava a programação do Cine Carlos Gomes, o Trio Luso Brasileiro chega até você, caro leitor, memória recuperada de quase 70 anos atrás.

Esta página “Memória”, que em 2000 lançou o livro “Programa de Auditório”, ganha novos subsídios e novos personagens para, quem sabe?, uma segunda edição ampliada.

Crédito da foto 1 – Banco de Dados; reprodução: Paulo de Souza

MENINOS DE UM LADO... Na escadaria do Grupo Escolar de Santo André, alunos na década de 1920: ao fundo, o diretor, professor Cassiano Faria, que também lecionou na Vila de São Bernardo

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Terça-feira, 25 de abril de 1972 – ano 14, edição 1825

MANCHETE – Loteria Esportiva faz 31 novos milionários.

RIBEIRÃO PIRES – Com a derrubada do morro Santo Antonio, a cidade vai perder capela construída em 1919.

FUTEBOL – Caiu o Ramalhão na Vila Belmiro, no início do returno do Torneio 24 de Janeiro: Portuguesa Santista 2, Santo André 1.

III Copa João Ramalho. No Volkswagen Clube, em São Bernardo: São Bernardo 1, São Caetano 1; Diadema 0, Ribeirão Pires 0.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 25 de abril de 1992 – ano 33, edição 8055

SÃO CAETANO – A cidade inaugura hoje (25-4-1992) escola de ecologia e jardim botânico na Rua Justino Paixão, denominadas “Dr. Jânio da Silva Quadros”.

SÃO BERNARDO – O comerciante Valério Rodrigues distribuirá ovo de Páscoa de 805 quilos a quatro mil crianças. Ele ganhou o ovo gigante numa rifa.

EM 25 DE ABRIL DE...

1922 – Lisboa, 25 – O hidroavião “Portugal” deverá vir ao Brasil a bordo do paquete (navio) “Bagé”, do Lloyd Brasileiro, para a última etapa do “raid” empreendido pelos pilotos Sacadura Cabral e Gago Coutinho, “os heróis do Atlântico”.

Amilta Bottaco, 28 anos, e a filhinha Maria, de 2 anos, foram atropeladas ao deixar a Estação São Bernardo, hoje Santo André. Elas vieram de São Paulo. Ao atravessar a rua, desviaram-se de uma “aranha” (espécie de charrete), mas foram atingidas por um automóvel, sendo atendidas em São Paulo pelo dr. Alfredo de Castro.

1952 – Alunos da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) eram recebidos em audiência pelo governador Lucas Nogueira Garcez, para comunicar a fundação da Casa do Estudante.
NOTA – A FEI mantinha campus no bairro da Liberdade. Iria se transferir para São Bernardo apenas nos anos 1960.

1957 – Em cerimônia realizada no gabinete do prefeito Pedro Dell’Antonia, de Santo André, a Municipalidade doava terreno de 12 mil m2 ao Lar do Menino Jesus, para construção do Lar das Crianças Pobres.

SANTO DO DIA
Marcos. Evangelista


HOJE

Dia do Contabilista.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Bernardo, hoje é o aniversário de Itaberá e Tejupá.

Pelo Brasil: Acrelândia (Acre), Arroio do Sal (Rio Grande do Sul), Brasilândia (Mato Grosso do Sul), Caldeirão (Bahia), Itacoatiara (Amazonas) e Trajano de Moraes (Rio de Janeiro).

Falecimentos 

Santo André

Anna Célia Vaz do Amaral Cuzim, 94. Natural de Igaraí (São Paulo). Residia na Vila Califórnia, em São Paulo, Capital. Dia 20, em Santo André. Cemitério Municipal de São José do Rio Pardo (São Paulo).

Joaquim Pereira da Silva, 89. Natural de Tietê (São Paulo). Residia na Vila Floresta, em Santo André. Dia 20. Jardim da Colina.

Luiz Carlos Rebellato Negrini, 72. Natural de Santo André. Residia no bairro Camilópolis, em Santo André. Dia 20. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

São Bernardo

Maria José de Souza, 98. Natural de Campina Grande (Paraíba). Residia no bairro Planalto, em São Bernardo. Dia 19. Jardim da Colina.

Maria da Conceição Crispim, 91. Natural de União (Piauí). Residia no bairro Planalto, em São Bernardo. Dia 19. Cemitério dos Casa.

São Caetano

Maria Inês de Alice Leonelli, 71. Natural de Bariri (São Paulo). Residia no bairro Santa Paula, em São Caetano. Dia 17. Memorial Jardim Santo André.

Diadema

Josefina Ferreira de Freitas, 80. Natural de Rancharia (São Paulo). Residia no bairro Taboão. Dia 20. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Manoel de Oliveira Filho, 82. Natural de São Paulo. Capital. Residia no Recanto Vital Brasil, em Mauá. Dia 18, em Ribeirão Pires. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

José Gonçalves dos Santos, 92. Natural de Belo Campo (Bahia). Residia na Estância das Flores, em Ribeirão Pires. Dia 18. Cemitério São José.

Rio Grande da Serra

Marilúcia Maria de Oliveira, 55. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Parque América, em Rio Grande da Serra. Dia 20, em Santo André. Cemitério São Sebastião.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;