Economia Titulo
Bill Clinton elogia a proposta brasileira
Por Davos
Da AE
26/01/2003 | 20:04
Compartilhar notícia


O ex-presidente norte-americano Bill Clinton elogiou a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela criação de um fundo internacional contra a miséria entre os países em desenvolvimento feita durante o Fórum Econômico Mundial. “Acho que é uma boa idéia, é consistente com a Declaração de Doha, é consistente com a idéia de que países ricos deveriam gastar mais dinheiro para ajudar os países pobres”, disse Clinton após se reunir com Lula durante cerca de 30 minutos no Centro de Congressos de Davos.

“Se olharmos o que vai custar para nós (países ricos) pagarmos a nossa parte para os países que enfrentam o problema da Aids, tuberculose, malária, doenças infecciosas, fome, para colocar as crianças na escola, é tudo relativamente modesto.”

Segundo Clinton, o fundo contra a miséria pode ser criado. “O presidente Lula deveria manter a sua determinação para continuar trabalhando nisso e provavelmente ele deverá obter resultados.”

Lula e Clinton também discutiram a questão do Iraque. “Lula espera que seja encontrada uma saída para a crise no Iraque através das Nações Unidas e eu acho que ainda há uma chance DE que isso dê certo”, disse Clinton.

Verdes – O presidente do opositor Partido Verde da Itália, Alfonso Pecoraro Scanio, pediu um debate parlamentar para obter a adesão da UE (União Européia) ao pacto pela paz e contra a fome no mundo lançado domingo em Davos pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

“É preciso aderir imediatamente”, disse o presidente dos Verdes, ao pacto pela paz e contra a fome no mundo, através da criação de um novo fundo internacional para combater a pobreza nos países em desenvolvimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;