Nacional Titulo
Sem-terra prometem invadir Incra de Belém
Do Diário do Grande ABC
27/06/1999 | 17:23
Compartilhar notícia


A sede do Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra), em Belém, será ocupada segunda-feira por 500 famílias de trabalhadores sem-terra que há cinco meses vivem na fazenda Bacuri, em Castanhal, na regiao nordeste do Pará. A ocupaçao é para pressionar os governos estadual e federal a desapropriar as fazendas Bacuri e Cabaceira em Marabá.

De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e um dos acampados na fazenda Bacuri, Betinho de Souza, o tempo que os lavradores pretendem permanecer na sede do Incra vai depender de os governos federal e estadual "desapropriarem as duas fazendas e resolverem o problema dos despejados da fazenda Taba".

Para chegar a Belém, os sem-terra caminharam durante seis dias pela rodovia BR-316. Cerca de 30% dos integrantes da marcha sao crianças. Neste domingo, na entrada de Belém, eles demonstravam cansaço e mostravam os pés inchados. "A gente nao tem sossego, vive de um lugar para outro, mas só vai parar quando tiver um cantinho para viver", afirmou o lavrador maranhense Antonio Ferreira, que chegou acompanhado por três filhos menores.

O superintendente do Incra, Darwin Boerner, pediu neste domingo a ajuda da Polícia Militar para evitar a ocupaçao do Incra. O comando da PM enviou 100 homens para montar um cordao de isolamento em torno do prédio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;