Internacional Titulo
Corpo de alpinista que sumiu no Everest em 1924 é encontrado
Por Do Diário do Grande ABC
03/05/1999 | 09:40
Compartilhar notícia


Uma expediçao para o Nepal pode se a prova de que o Monte Everest foi conquistado 30 anos antes da data creditada, reportou nesta segunda-feira a BBC. O neo-zelandense Edmund Hillary e seu guia do nepal Sherpa Tenzing sao mundialmente conhecidos como os primeiros a chegar no topo do Everest, em 1953.

No entanto, a descoberta do corpo de um escalador britânico, George Mallory, que desapareceu em 1924 tentando conquistar a façanha com seu colega Andrew Irvine pode reabrir a questao.

Mallory e Irvine foram vistos pela última vez no lado Norte do monte mais alto do mundo, mas nunca mais voltaram para casa.

Agora, um grupo de escaladores disse ter encontrado o corpo de Mallory a poucos metros do pico do monte. Como nao se sabe se Mallory e Irvine morreram subindo ou descendo o monte, eles podem ter sido os primeiros a conquistar o local.

A busca agora é pela máquina fotográfica de Mallory, que pode provar se eles foram os primeiros a chegar ao topo do mundo. Especialistas em fotografia acreditam que o frio extremo provavelmente conservou o filme em boas condiçoes.

O corpo - Eric Simonson, o líder da expediçao Nova, e seu colega Dave Hahn, quem primeiro viu o corpo, descrevem a descoberta como "além dos nossos sonhos mais loucos".

O corpo foi encontrado a 615 metros do topo do Monte Everest, e estava em excelentes condiçoes devido ao frio. Mallory vestia roupas de la e sapatos de couro, além de ainda ter uma corda enrolada em seu pulso.

Os alpinistas enterraram o corpo de Mallory no Everest, seguindo os desejos de sua família.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;