De olho no transito Titulo
Vida livre! Estrada livre!

Muitas frases você já deve ter visto em adesivos colados em carros, caminhões e motos por aí

Por Cristina Baddini
22/04/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Muitas frases você já deve ter visto em adesivos colados em carros, caminhões e motos por aí. Agora as frases estão sendo substituídas pelos populares ‘adesivos da família' ou ‘família feliz', que dividem opiniões pelo Brasil.

Já virou prática comum montar a família com os adesivos colados nos carros, cujos desenhos representam os componentes da família do proprietário do veículo e até seus animais de estimação. Há vários modelos diferentes, que a cada dia ganham mais adeptos entre os motoristas no País. Fáceis de encontrar, os adesivos ‘monte sua família' custam entre R$ 2 e R$ 6.

INGENUIDADE
Já que o atual sistema de Segurança Pública que dispomos não responde minimamente às ameaças às quais estamos expostos diariamente, é conveniente imaginar que os trágicos eventos não acontecem apenas com os outros. Estamos todos ameaçados pela violência urbana.

Basta possuir um celular caro ou um carro que desperte a atenção pelo seu valor, ou então que já esteja ‘encomendado' que, a partir desse momento, começamos a correr o risco de sequestro, assalto etc.

Até mesmo um adesivo que se coloca em carros, que esteja representando nossa família, geralmente apresentando o pai, a mãe, os filhos, o cachorro de estimação, já nos coloca sob a ameaça de bandidos. É o que estão dizendo os especialistas em segurança.

Não existe mais a liberdade de expressar nossos sentimentos de apreço pela família. Ficamos frágeis ante a observação do marginal. O uso desse tipo de adesivo acaba expondo a estrutura familiar do proprietário do veículo, facilitando aos criminosos, práticas como o sequestro relâmpago, uma vez que o próprio adesivo já oferece uma ‘dica' para ladrões e assaltantes oportunistas.

Qualquer pessoa na rua pode saber como é a composição da família dona do veículo, inclusive suas características pessoais ou individuais segundo o adesivo indica. O adesivo pode ser mais perigoso também ao ficar à mostra na garagem de uma residência para aquelas ameaças de crimes feitas por telefone. O próprio acessório facilita e alimenta a ação delituosa!

OU ISSO NÃO É TÃO VERDADE ASSIM
Outros pensam que os adesivos são genéricos demais para oferecer riscos à segurança da família e que os dados disponibilizados em redes sociais tais como Orkut, Facebook, Twitter e similares podem representar o mesmo perigo, ou perigo ainda maior que o adesivo da ‘família feliz', uma vez que há aqueles que colocam até fotos dos familiares nas redes sociais.

Especialistas ainda alertam para adesivos de empresas onde a rotina do dono do veículo pode ser observada pelos bandidos. Os colantes ‘currículo' - aqueles que mostram qual a faculdade que o dono do carro frequenta, ou que contêm informações sobre a vida particular das pessoas e ainda aqueles que citam o nome de crianças, do tipo ‘fulano está a bordo' podem representar um risco potencial. Isso sem contar aqueles com ‘amor eterno', com nomes que podem ser utilizados por um delinquente interessado em forjar um sequestro. 

SIMPÁTICOS BONEQUINHOS
Nada impede também que até mesmo uma pessoa sozinha coloque adesivos de pai, mãe, filhos, avós e até animais de estimação ou dois cachorros grandes - para que o sujeito mal-intencionado imagine um grande número de pessoas à sua volta.

Enfim, solte a sua imaginação, esteja sempre atento e viva feliz com sua família real ou imaginária!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;