Turismo Titulo
Lagunas antiplânicas
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
12/08/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


A 110 quilômetros do centro de San Pedro, as lagunas altiplânicas formam um dos cenários mais lindos da viagem. As lagoas Miñiques e Miscanti ficam à beira do vulcão Miñiques. Mesmo com o deserto muito seco, lá é possível ver neve.

As lagoas altiplânicas estão localizadas a cerca de 4.200 metros de altitude. Na região podem ser vistos flamingos, vicunhas, patos e raposas com muita facilidade. A paisagem é deslumbrante, com vulcões nevados, em sua maior parte extintos, ao redor das lagoas que variam de cor conforme a estação do ano e a hora do dia, contrastando com a vegetação amarelada.

A água dessas lagoas é proveniente das chuvas de verão que foram separadas por uma erupção do Vulcão Miñiques. Os lagos formam uma vista tão inacreditável que o desejo do turista é tirar uma foto em 360 graus para registrar toda a complexidade do lugar.

Mas não se pode nadar nas lagoas, até porque o aventureiro congelaria. A temperatura média durante minha visita era de 5ºC. A baixa temperatura associada ao vento forte causa um frio de doer, como se pequenas lâminas cortassem a pele.

Para percorrer o lago, é preciso seguir caminho formado por pedras que delimitam o acesso para garantir a preservação. A viagem leva mais de uma hora de carro para não mais que 15 minutos de contemplação. É quando a fome e o frio começam a apertar.

As lagoas ficam muito distantes de qualquer vilarejo. O jeito é voltar e apreciar um almoço típico numa casa simples, que se disponha a abrir as portas para saciar a fome de aventureiros e garantir acesso aos baños. Sopa de legumes, frango, suco artificial e tangerina de sobremesa compõem o simples cardápio. Quem tiver alguma restrição alimentar deve levar a própria comida. A volta é feita pelo vilarejo de Toconao, que ostenta uma igreja construída em adobe com porta de cactos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;