Memória Titulo COLUNA
Os 90 anos do mais antigo prefeito

Clovis Thon soube que Santo André precisava de uma administração acima das questões políticas. E foi em frente

Ademir Médici
21/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Olhos azuis fixos no interlocutor, Clovis Sidney Thon tem muitas histórias a contar. E hoje ele completa 90 anos de idade, inteiramente vividos na sua Santo André, da Vila Homero Thon, nome do bisavô deste que é o mais antigo ex-prefeito vivo do Grande ABC.

O entrevistamos de 2016, ao lado do repórter-fotográfico André Henriques. E tivemos acesso ao seu acervo particular, destacando aquele 8 de abril de 1953, quando a cidade celebrou o IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo.

Arthur Thon, pai do Sidney, foi quem fez as fotos. Relíquias da história andreense.

A íntegra da entrevista de Clovis Sidney Thon está nas páginas do Diário. Hoje é dia de cumprimentá-lo pelo aniversário. E saudar este andreense que cuida de pássaros, alimentando-os diariamente do alto do seu edifício a poucos metros do Centro de Santo André. Tempo também de destacar uma das colocações feitas na entrevista de 2016.

Era preciso reabilitar as finanças de Santo André

Depoimento: Clovis Thon

Logo que assumi baixei determinação para que fossem dispensados todos os funcionários admitidos a partir de 1º de janeiro de 1960.

O Gimenez (Oswaldo, ex-prefeito, que protagonizou o primeiro caso de um empeachement no Brasil) havia enchido a Prefeitura.

Não quis saber quem seria demitido. Conhecia todo mundo em Santo André. Se fosse verificar cada caso, a coisa não andaria. Era para excluir. Se algum diretor necessitasse de um funcionário que estava sendo demitido, que falasse comigo e eu readmitiria.

Nessa leva foram pessoas bem próximas, como a mulher de um advogado que trabalhava no meu escritório e um médico que depois se tornou meu compadre três vezes.

Fiz uma coisa que nenhum candidato ou prefeito faz: fechar postos de puericultura. Fazia visitas surpresas. Chegava a determinado posto às 6h. Naquela hora devia assumir a servente; às 7h, a atendente que preenchia as fichas de atendimento; às 8h, o médico. Não encontrava ninguém. E a poucas quadras daí existia outro posto de puericultura. Um seria suficiente.

Lia os relatórios: das 8h às 11h, o médico atendeu 60, 70 crianças. Como conseguia, se nem chegava no horário?

Coloquei o pessoal a trabalhar, fechei postos. O objetivo era ter um governo que reabilitasse as finanças do município.

Nota – Clovis Thon sabia que as medidas eram duríssimas. Ocuparia o posto de diretor da Câmara Municipal. Mas não voltou a se candidatar a um cargo eletivo.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 21 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6994

Manchete – Governo segura o congelamento ainda em março
Santo André – Prefeitura ganha subadutora de água na Vila Curuça e suspende o rodízio de água.
Indústria – Snoop, a mais nova campanha do velho Juquinha. Para enfrentar o mercado em retração, a indústria de balas Juquinha compra os direitos de uso do cãozinho criado pelo norte-americano Charles Schultz e estuda a modernização de sua marca principal.
Linha do tempo:
-1945 – Bala Juquinha ganha fábrica no bairro do Pari, em São Paulo.
-Marca – Criação do português Carlos Maia Picado.
-1982 – Giulio Sofio adquire a fábrica.
-1988 – A empresa é transferida para Santo André.
Acidente do Trabalho – Operário Geraldo Gomes da Cruz, 32 anos, teve o crânio esmagado por uma prensa hidráulica na ferramentaria da Volkswagen. Acidente desencadeou protestos e paralisação do trabalho com passeata até o Largo da Matriz, em São Bernardo.
Polícia – Grande ABC vive o mais violento fim de semana, com 16 homicídios.

Interação com Facebook
 

‘O dia em que as fadas sumiram’

Abraçaram-se e partiram para outras galáxias. Talvez retornem um dia.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 21 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 21 de fevereiro de...

1884 – João Cavinato nasce em Pádova, Itália. O ‘João da Ponte’ de São Bernardo, por manter restaurante ao lado de uma ponte do Rio Grande, antes da formação da Billings.
1919 – Informa o Correio Paulistano: o pedreiro Egydio Pistolacci, 70 anos, residente em Paranapiacaba, quando trabalhava ontem, ao meio-dia, na demolição de um velho prédio naquela localidade, foi atingido por uma parede que ruiu. Ferido, foi removido para a Capital e socorrido pela Assistência.
- Carolina Leardini Rimazza nasce em Mauá. Ceramista e integrante da Comissão Memória de Mauá. Amiga querida.

Nota – Dona Carolina nos ajudou maravilhosamente a escrever um livro sobre a história da cidade de Mauá – De Pilar a Mauá. Anos depois, perguntamos se ela tinha um exemplar a mais do livro. Ela respondeu que sim.

Passado mais um tempo, Dona Carolina veio a falecer e, mais recentemente, fomos procurados por seu filho, o advogado João Sérgio Rimazza. Ele encontrara na biblioteca da mãe um exemplar do livro, com um autógrafo endereçado a este repórter.
-Internacional – Repercutia o atentado sofrido contra Georges Clemenceau, presidente do Conselho de Ministros da França.

Das três balas de revólver que o atingiram, apenas uma penetrou no seu corpo, atingindo a omoplata direita.

No sobretudo (casaco) que trajava foram encontrados cinco furos, produzidos por bala.

O agressor, Emilio Cottin, declarou: “Sou anarquista francês. Considero Clemenceau um inimigo das classes operárias”.

- Carnaval 1919 – Anúncio no Estadão: procura-se um auto-caminhão para os três dias de Carnaval. Cartas nesta redação a Sport.

Nota – O Carnaval 1919 caiu nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março, mais ou menos como o Carnaval 2019, um século depois, cuja terça-feira gorda cairá no dia 5 de março.

1984 – Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) implanta novo sistema de hidrômetros.

Hoje

- Dia Nacional do Imigrante Italiano
- Festa da Imigração Italiana
- Dia Internacional da Língua Materna
- Dia do Naturismo, para lembrar a atriz Luz Del Fuego (que se enrolava em duas jiboias).

Santos do Dia

- Fortunato
- Sérvulo
- Pedro Damião (Itália, Ravena, 1007 – Faenza, 1072).
Combateu as discórdias e cismas dentro da Igreja

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 21 de fevereiro:

- No Piauí, Jaicós
- Em Santa Catarina, São Carlos

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;