Memória Titulo
Ele desvenda a terra dos passarinhos
Ademir Medici
21/03/2018 | 21:08
Compartilhar notícia


 O professor Rossini Tavares de Lima chamou São Bernardo de “a terra dos passarinhos”. E quando ele falou em São Bernardo, quis referir-se ao conjunto que hoje forma o Grande ABC, antigo município de São Bernardo.

Ei, pintassilgo

Oi, pintarroxo

Melro, uirapuru

Ai, chega-e-vira

Engole-vento

Saíra, inhambu

Foge asa-branca

Vai, patativa...

(..) que o homem vem aí...

 

Da música Passaredo,

de Chico Buarque, 1976.

 

Entra no site do Diário nesta manhã a entrevista que celebra um ano de Memória na TV, com o biólogo, professor e fotógrafo de São Bernardo Claudinei Correia de Mello. Com informações e fotos, Nei mostra que a fauna do Grande ABC, a partir do distrito de Riacho Grande, permanece muito rica e precisa ser preservada. Acessem o DOL: www.dgabc.com.br .

 

LIÇÕES GERAIS

Professor Nei contabiliza 280 espécies diferentes de pássaros no trecho do Grande ABC da Mata Atlântica. São aves sazonais. Migram. Formam os ninhais. Pássaros que dormem nas árvores. Defecam. Suas fezes matam a vegetação.

O pica-pau dourado fica na porta do ninho, que pode ser uma árvore morta. Árvores nestas condições que também prestam serviço à natureza.

O pica-pau só consegue chocar, reproduzir, fazer o seu ninho no oco de uma árvore. A árvore tem que estar seca para que o pássaro consiga furar a madeira e fazer o ninho.

A flora é rica, com frutas típicas: o cambuci, o araçá, a gabiroba. Animais como uma anta se alimentam dessas frutas no chão. Têm sensibilidade para localizá-las. É um mamífero enorme que, em defesa do filhote, se torna agressivo.

Hoje o Estoril, em Riacho Grande, é o único zoológico do Grande ABC, com um levantamento de 137 espécies de aves. Ali podem ser vistas arapongas. Uma surpresa. A araponga é uma ave ameaçada de extinção há pelo menos 40 anos. Hoje está presente no Estoril. A floresta oferece o suporte em alimentos.

 

AULAS

Professor Nei separou para Memória 45 fotos de pássaros e outros animais, algumas espécies da flora. Ontem iniciamos a publicação, que prossegue hoje e que prosseguirá pelas semanas seguintes, num cantinho aqui em Memória.

É uma realidade presente, do ano 2018 em que vivemos. Personagens que os nossos antepassados vislumbraram mesmo nas sedes dos municípios. Hoje se concentram na floresta – e temos floresta, ainda. Verdadeiros sobreviventes do urbano que chegou e a tudo envolveu.

 

PROPOSTA

Nei e sua pesquisa precisam ser mais bem conhecidos. A escola aí está. A nova escola, em especial, pública e particular, pode e deve contatá-lo. A linguagem de Nei é simples, de fácil entendimento.

Para cada foto, Nei cita o nome popular e científico do pássaro e animal fotografado. Preferimos o popular. É muito revelador aprender os costumes de cada pássaro. Como sobrevivem. Como se alimentam e se multiplicam.

De máquina fotográfica em punho, o professor realiza uma documentação permanente. Pode e deve ser descoberto.

 

Há 30 anos

Terça-feira, 22 de março de 1988 – ano 30, edição 6707

Manchete – Constituinte: começa a definição do regime de governo

Editorial – Constituinte soberana, espera a Nação

Santo André – Prefeitura vai construir um novo velório na Vila Assunção e demolir o antigo.

Futebol – Campeonato Paulista. Domingo, no Bruno Daniel: Santo André 0, Noroeste 0. A série de empates e derrotas, nenhuma vitória, preocupa o Ramalhão.

 

Em 22 de março...

1918 – Instrução pública. Licencia-se a professora Maria Botelho, da Escola Feminina do Alto da Serra (Paranapiacaba). É nomeada, em substituição, a professora Aurora Marim Portella.

A guerra. Do noticiário do Estadão: início da grande ofensiva no Ocidente. Os alemães desfecham o mais violente ataque da guerra contra a frente inglesa.

1968 – Inaugurado o Bosque do Povo, em São Caetano.

 

Hoje

Dia Mundial da Água. Criado por Assembleia Geral da ONU, de 1993.

 

Santos do Dia

Léia. Aderiu às primeiras comunidades cristãs. Morreu em Roma no ano de 384.

Benvenuto

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 22 de março:

Em São Paulo, Aparecida d’Oeste, Nova Granada, Onda Verde, Pracinha, Pratânia, Quadra, Santa Adélia e Santa Salete

No Maranhão, Balsas

Na Bahia, Botuporã

No Rio Grande do Sul, Santo Ângelo e São Pedro do Sul

No Acre, Xapuri

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;