Memória Titulo
Batateiros e ceboleiros: a reconciliação

A parceria a ser consolidada hoje entre o EC Santo André e o Palestra de São Bernardo – este agora com o seu escudo e cores tradicionais...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A parceria a ser consolidada hoje entre o EC Santo André e o Palestra de São Bernardo - este agora com o seu escudo e cores tradicionais - simboliza, também, um abraço de co-irmãos que nem existiam quando a rivalidade entre o futebol de Santo André e o de São Bernardo tornou-se mais evidente. Corriam os anos 1920, tempo do bondinho dos Pujol que interligava as duas cidades. Foi quando se deu a primeira batalha de batatas e cebolas podres entre as torcidas da antiga AA São Bernardo com o Corinthians de Santo André.

Nasciam as expressões batateiros (moradores de São Bernardo) e ceboleiros (de Santo André), hoje assumidas não apenas pelos mais antigos mas mesmo pelos novos cidadãos, como o vereador Wagner Lino (PT), que ao receber o título de Cidadão São-Bernardense, semana passada, declarou: "Agora sou batateiro".

O Palestra foi formado em 1935. Tornou-se rival do EC São Bernardo (de 1928). O Santo André é de 1975. Mas pela história as duas equipes revivem a fase romântica do nosso futebol, só que agora com uma parceria de intercâmbio de jogadores.

THEOBALDO

Na festa de hoje à noite no Palestra será prestada uma homenagem ao craque Theobaldo Coppini, que se foi recentemente. Theobaldo, um dos jogadores formados por Nandinho, representava em campo, e fora dele, a expressão maior da garra de um batateiro.

UMA FOTO

A coluna aproveita o ensejo para publicar essa foto aérea de 1968 em que aparece o Estádio Almerindo Protti. O estádio pertenceu ao Juventus de São Bernardo e foi aqui que o Palestra fez os seus primeiros jogos, a partir de setembro de 1935 - e até a construção do seu estádio na Praça Lauro Gomes, antes de chegar ao Ferrazópolis.

O autor da foto é Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade e goleiro do Esporte, rival do Palestra, mas que no fundo nunca deixou de admirar o alviverde que sobreviveu à guerra mantendo o nome Palestra - diferentemente do Verdão do Parque Antarctica.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 7 de abril de 1979

Primeira Página - Maluf (Paulo, governador do Estado) recua e vai dialogar aumento com funcionalismo. Demissões podem levar à nova greve, ameaça Benedito Marcilio, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Apeoesp confirma quatro chapas para eleições.

Editorial - Só brasileiros podem resolver seus problemas

Música - Los Pregoneros, de Santo André, lança seu primeiro LP. O trio é integrado por Genez, Juanito e Panchito Siete.

Polícia - Esfaqueado pela esposa em Santo André.

HOJE

Dia do Corretor, Dia do Médico-Legista, Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial de Combate à Hipertensão, Dia Mundial Contra o Fumo, Dia Nacional do Jornalista e Dia da Rádio-Patrulha.

EM 7 DE ABRIL DE...

1919 - José Paolone é homenageado por amigos com um almoço comemorativo à sua formatura como médico pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro. Paolone é um dos personagens eternos de São Caetano, onde teve farmácia (cf. pesquisa de José de Souza Martins).

1959 - Fundado o Automóvel Clube Paulista.

1984 - Fundado, em Santo André, o primeiro Gero Parque da América Latina, iniciativa do Lions Clube.

 MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é o aniversário de Araçoiaba da Serra, Óleo e Torrinha.

 SANTOS DO DIA

Guilherme de Scicli, Hermano, João Batista de La Salle e Ursulina.

Almanaque

Joaquim Henrique dos Santos

Nascimento: Santo André (Vila Humaitá), 7 de abril de 1948.

Vereador: 1989 a 2000.

Partido: PTB.

Foi presidente da Câmara Municipal no biênio 1995-96, quando publicou a primeira edição do Almanaque de Vereadores: 1992-1996. Um trabalho de sua autoria: o projeto que obriga o Poder Público a inserir em todos os impressos a frase ‘Não use drogas'. Industriário. Trabalhou na empresa Amapá, da Vila Pires, até os 22 anos, e na Philips, entre 1970 e 1988. Reorganizou e presidiu a Sociedade Amigos de Bairro da Cidade São Jorge, seguindo os ensinamentos do seu orientador, o pai Salvador dos Santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;