Memória Titulo
Neste espaço Renato Bechelli jogava futebol

Renato Bechelli jogava bola atrás da Igreja Matriz...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Renato Bechelli jogava bola atrás da Igreja Matriz bem antes da construção do atual salão paroquial e todas as suas dependências. Moço, passou a tirar linha com a jovem Marilda Zoboli. Uma história vivenciada em torno do Largo da Matriz de São Bernardo. Casaram, formaram uma linda família e hoje participam, com outros casais, da coordenação da mais antiga quermesse do Grande ABC, porque a primeira é de tempos remotos, lá atrás, no século 19.

A Matriz da Boa Viagem foi a semente urbana do Grande ABC e está em contagem regressiva para chegar aos 200 anos. Outrora única, hoje é pequenina geograficamente, mas conta com equipe de voluntários muito grande, com colaboradores que vêm de outras paróquias. Caso do Sidnei Carlos de Oliveira (o Nei) e da Júlia, da Paróquia Jesus de Nazaré; do Valter da Silva e Claudia, primos desse repórter e moradores do Jardim Independência. É o caso também de todos esses jovens que abrem Memória hoje.

Gente, 200 anos! Uma data fantástica. É a idade real do centro de São Bernardo. Uma data para ser celebrada e registrada para sempre. E os nossos padres, Giuseppe Bortolato, Ervinio Luiz Vivian e João Garbossa, generosos, aplaudiram a ideia de registrarmos, num único livro, um pouco da história e da iconografia das 98 paróquias das sete cidades. Os 200 anos da Boa Viagem são os 200 anos do território das 98 paróquias e suas quase 300 comunidades. E o livro em fase final de elaboração lembrará esse universo da igreja do Grande ABC.

Temos pedido aos párocos uma mensagem de saudação à Matriz da Boa Viagem. O momento é esse. Escrevam, amigos, que Memória acolherá a todos.

MOMENTO HISTÓRICO
Novamente, 1945. Olhem a foto mais antiga. Nesta área do Centro de São Bernardo seria construída a nova Matriz. E a paisagem da cidade se modificaria definitivamente. Era atrás da nova igreja que Renato Bechelli batia a sua bola de capotão. Com todo respeito...

MOMENTO ATUAL
Casais que coordenaram a quermesse de 2011. A maioria continua na coordenação em 2012. E novos casais foram promovidos a essa nobre missão. A partir da esquerda: José e Tereza, Nilson e Rose, Renato e Marilda, Ya e Leninha, Nego e Baixinha, Adauto e Terezinha, Guedes e dona Maria, Nei e Julia. Com os casais, o amigo Vagner.

Agenda São Caetano

A partir do meio-dia de hoje, será realizado o Epamigos nº 100, regular almoço dos atuais e ex-funcionários da Engenharia de Produtos da General Motors. Local: restaurante Bonneville, em São Caetano (Avenida Goiás, 2.905). Uma forma de aglutinar colaboradores da indústria em várias fases. À frente, Odair Vituri, radialista e agitador cultural.

À noite acontece o encontro dos amigos do Centro Acadêmico de São Caetano. Local: Spazio Giardino, à Rua Piauí, 692. No comando, Carmelo Conti, jornalista e também agitador cultural.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 27 de junho de 1982 - Nº 4.939
Manchete - EUA vetam proposta francesa de paz
Grande ABC - Vendaval traz cheias e desabamentos.
Gente Especial - Aleksandar Jovanovic entrevista o coronel Erasmo Dias: "A Revolução de 1964 já está incorporada à nossa História".

EM 27 DE JUNHO DE...
1917- Aida Arnoni Bressan nasce em Paranapiacaba. Poeta, memorialista e autora de hinos, dentre os quais o de Rio Grande da Serra e Paranapicaba.
1967 - Prefeitura de São Bernardo desapropria área da tecelagem Elni para construção de estádio. No local está hoje o Estádio Primeiro de Maio.
1972- Revendedora Avesa, de Santo André, lança o carro esporte Volkswagen em duas versões: SP-1 e SP-2.
- São Bernardo apresenta emblema para as comemorações de aniversário da cidade: entre os 29 trabalhos inscritos, venceu o de Ruy Lacerda Júnior, residente em Osasco.

Trabalhadores
319 - José Ferreira Neto, 25. Natural de Bonfim (BA). Residia à Rua Marechal Deodoro, 340. Operário da Usina Colombiana.
320 - José Alves de Souza, 25. Natural de Jatobá. Operário da Usina Colombiana.
Fonte: 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

MUNICÍPIO PAULISTA
Atibaia. Elevado a município em 27 de junho de 1769, quando se separa da capital paulista. O nome significa ‘manancial saudável'.

HOJE
Dia Nacional do Vôlei e Dia do Relojoeiro.

SANTOS DO DIA
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Madalena Fontaine, Cirilo de Alexandria e Ladislau.
* A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada em 1870. A santa está retratada numa pintura do século 13, proveniente da Grécia e hoje colocada na igreja de Santo Afonso, em Roma.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, um oratório do século 18 (1774), em madeira policromada, barro, gesso e papel machê. Trabalho em talha da época da construção do Mosteiro da Luz. Localizou-se no antigo cemitério das freiras concepcionistas, no interior do mosteiro.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Angelo Lapini, 77. Natural de Cravinhos (SP). Dia 25, em São Bernardo. Cemitério Phoenix.
Maria Pereira do Nascimento Silva, 74. Natural de Santo André. Dia 22, em São Bernardo. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Itamar Martins Junior, 33. Natural de São Bernardo. Dia 22, em São Bernardo. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.

SÃO BERNARDO
Maria Maciel dos Santos, 88. Natural de Alvinópolis (MG). Dia 25. Cemitério de João Monlevade (MG).
Maria do Carmo Manzano, 77. Natural de Jacui (MG). Dia 25.
José Amâncio Neto, 75. Natural de Areia (PB). Dia 22. Cemitério dos Casa.
Laurita da Silva Matos, 72. Natural de caatinga (BA). Dia 22. Cemitério dos Casa. 
Reiti Uchida, 71. Natural de Garça (SP). Dia 25. Crematório de Vila Alpina.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Juozapas Zemaitis, 84. Natural da Lituânia. Dia 16.
Oswaldo Borghetti, 83. Natural de São José do Rio Pardo (SP). Dia 18.
Gracia Ciccotosto, 82. Natural de Guaxupé (MG). Dia 16.
Maria Guerra dos Santos, 80. Natural de Jaguari (BA). Dia 15.
Maximo Cavazzini, 80. Natural de Matão (SP). Dia 12.

DIADEMA
Teresa Assumpção Nunes, 81. Natural de São Paulo (SP). Dia 24, em São Bernardo. Vale da Paz.

MAUÁ
Eronides Rodrigues Silva, 57. Natural de Jupi (PE). Dia 25, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;