Cena Política Titulo
Licença, o cão-guia vai passar

Aproveitando o ensejo do Dia Internacional do Cão-guia, comemorado hoje, o deputado

Por Do Diário do Grande ABC
25/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Aproveitando o ensejo do Dia Internacional do Cão-guia, comemorado hoje, o deputado federal William Dib (PSDB-São Bernardo) protocolou projeto que amplia os diretos dos deficientes visuais. A proposta visa alterar a lei 11.126/05, que garante o ingresso e permanência em lugar público ou privado acompanhado do cão-guia, inclusive nos transportes coletivos. Mas é restrito aos deslocamentos interestaduais e internacionais. O tucano sugere que os transportes municipais e intermunicipais também sejam inclusos na norma. E, mais do que isso, que os funcionários das empresas estejam aptos a ajudar os deficientes a acessar os coletivos. "o deficiente visual e seu companheiro ainda enfrentam obstáculos para ter auxílio no acesso", justifica o parlamentar. Para adentrar aos carros, claro, terá de haver documentação que comprove, dentre outras coisas, treinamento dos animais para a segurança dos demais usuários. A propositura prevê ainda publicidade ao direito dos deficientes para não causar desconforto ou assustar os outros passageiros que presenciarem um animal no transporte coletivo. "Essa parceria (do cão-guia com o deficiente) permite mais liberdade, independência e melhor qualidade de vida", defende Dib.

Desvio de função

Corre nos corredores do Paço de Diadema: secretários estão incomodados com Adler Kiko Teixeira (PSDB). O tucano estaria agindo mais como candidato a deputado federal do que como chefe de Gabinete da Prefeitura. A avaliação é de que nas ações positivas sempre está do lado do prefeito Lauro Michels (PV), mas na hora dos ‘pepinos', ninguém acha o articulador.

Claque

Na apresentação da LDO de São Bernardo pelo prefeito Luiz Marinho (PT), na terça-feira, o Teatro Cacilda Becker estava repleto de comissionados. Munícipes que é bom, nada.

Garantido

Histórico militante político de São Caetano, Toninho dos Esportes seguirá a onda quercista no Estado e vai se filiar ao PTB. "Vou matar dois coelhos com uma cajadada só: estava sem partido e continuo no apoio ao (ex-) prefeito José Aurichio Júnior (PTB, hoje secretário estadual de Esporte)", disse Toninho, que se emocionou ao ler nesta coluna, ontem, que seus antigos colegas peemedebistas, como Ary Giron (primo de Quércia) e Bebeto Haddad, assinaram a ficha do partido de Campos Machado (PTB). O incentivador do Esporte deixou o PMDB quando o ex-governador Orestes Quércia morreu, em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;