Economia Titulo Carreira
Motivação e engajamento
Por Isis Borge
gerente da empresa de recrutamento Robert Half
31/01/2017 | 07:08
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1 – Quais práticas podem ser adotas pela empresa para tornar a equipe engajada?

Apenas a remuneração e benefícios não são suficientes para manter uma equipe motivada, é preciso ir além e aplicar práticas e ações que façam os colaboradores se sentirem valorizados e peças fundamentais da organização. Entre elas, temos o auxílio no crescimento e desenvolvimento de competências, reconhecimento contínuo, novos desafios e campanhas de comunicação interna. Mas vale ressaltar que cada profissional é movido por um motivo diferente, com base em suas experiências e preferências pessoais. O ideal é que as companhias procurem entender qual o perfil de seus colaboradores, por meio de conversas transparentes com eles, para assim implementar ações adequadas e que façam sentido.

2 – Como posso manter a motivação no trabalho, no dia a dia?

Priorizar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental para alcançar uma motivação constante. Ninguém melhor do que você mesmo para entender o que te faz feliz e impulsiona na vida, por isso veja se a sua função atual na empresa condiz com seu propósito na carreira. Identificar qual o seu papel diante do negócio da organização também é crucial para que possa entender qual sua importância no todo. Traçar metas e objetivos diários também é uma maneira de acordar mais disposto para executar as tarefas. Nem sempre o que o motiva hoje é o mesmo de daqui a um mês.

3 – Qual o papel do gestor no processo de motivação?

O gestor é fundamental nesse processo, é por meio das suas atitudes, postura e forma de gerir – alinhando a missão e os valores da empresa – que os funcionários podem se espelhar. É importante que o líder demonstre de forma transparente aonde ele pretende chegar com a equipe e o trabalho proposto e qual a importância e a data de conclusão da atividade, sempre alinhando as expectativas e com feedbacks constantes. Outra orientação é reconhecer constantemente os colaboradores pelos seus resultados, independentemente do tamanho da vitória.

4 – Todo gestor possui perfil para ser um bom líder?

Não. Muitos gestores têm dificuldade em assumir o papel de líder por não terem as características comportamentais desejadas para isso. As principais qualidades de um líder são a ambição, a resiliência, o foco e a preocupação com o desenvolvimento e o engajamento das pessoas, além da necessidade de manter o aprendizado constante. Algumas dessas habilidades podem ser adquiridas ao longo da carreira, já outras vêm da personalidade e maneira de trabalhar de cada um.

5 – O que fazer quando o funcionário não está motivado?

A primeira coisa é entender o motivo do desânimo. Se for algo relacionado à vida pessoal, nem sempre a organização poderá auxiliar. Mas, caso a questão seja profissional, é papel do gestor e do RH (Recursos Humanos) tentar auxiliar no problema, antes que seja tarde e o rendimento do funcionário diminua ou ele peça demissão, impactando nos resultados do negócio. Os feedbacks constantes são fundamentais para que pequenos ou grandes problemas sejam sanados.
 




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