Nacional Titulo
Brasileiro que ajudou judeus será homenageado em Israel
Por Do Diário OnLine
23/06/2003 | 10:22
Compartilhar notícia


O embaixador brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas será homenageado pelo museu Yad Vashem, de Israel, por ter ajudado judeus a escaparem da França durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Segundo o museu, Dantas preencheu os requisitos para receber a homenagem: arriscou seu cargo e sua própria vida para salvar um número expressivo de pessoas.

O brasileiro, que já morreu, terá seu nome escrito no Muro de Honra no Jardim dos Justos, que fica no museu. Sua família receberá a homenagem na Embaixada de Israel em Brasília.

Dantas emitiu cerca de mil vistos de saída para judeus que viviam sob perseguição do regime nazista alemão na França, contrariando as determinações do presidente brasileiro, Getúlio Vargas. Durante a guerra, cerca de seis milhões de judeus foram executados pelos alemães.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;