Política Titulo
Lula diz que anuncia decisão sobre reeleição só em junho
Por
27/04/2006 | 00:09
Compartilhar notícia


A candidatura para a reeleição só será anunciada em junho, garantiu nesta quarta-feira em entrevista coletiva o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. Segundo ele, somente nessa data ela revelará a decisão de se lançar ou não candidato. Lula evitou falar sobre o episódio da violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa e fez elogios ao ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, acusado de ter ordenado essa violação.

O presidente fez as declarações no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, no lançamento do livro “Brasil: Primeiro Tempo – Análise Comparativa do Governo Lula”, do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Lula afirmou que será “transparente” o processo de decisão sobre a candidatura. “O problema de ser candidato, ou não, não depende apenas do encontro nacional do PT. O partido precisa levar em conta a minha vontade, as alianças que temos de construir. Não pode ser uma coisa unilateral do PT.”

O presidente disse que a única forma de a oposição não dizer que ele é candidato seria ficar “preso no gabinete, das 8 horas da manhã até a noite.” “Se eu disser que sou candidato, não poderei fazer as coisas que tenho de fazer.”

Lula brincou com a situação do PMDB e do PFL, que enfrentam divisões internas no processo de escolha de candidatos na eleição de outubro. “Quando eu vejo a situação do Alckmin (no PSDB) e do Renan Calheiros (no PMDB), eu vejo como o PT é tranqüilo. Antigamente, diziam que só o PT brigava. Eu vejo como o PT é tranqüilo”, afirmou o presidente.

Ao comentar as pressões dentro do PT por mudanças na política econômica, Lula afirmou: “Essas coisas (mudanças na economia) não acontecem assim. Nós queremos que o Brasil cresça nos próximos 15 anos. Desejamos que o Brasil tenha muitos anos seguidos de crescimento, com inflação baixa.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;