Política Titulo
Planejamento de Diadema
priorizou os investimentos
Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
21/04/2011 | 07:13
Compartilhar notícia


A greve geral deliberada para iniciar no dia 28 (quinta-feira) nos serviços públicos em Diadema é resultado do planejamento e "escolha" política da gestão Mário Reali (PT). No meio das negociações entre o Sindema (Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema) e Prefeitura, as contrapartidas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e investimentos na cidade foram priorizados.

O prefeito já havia declarado que não poderia investir no salário dos servidores para manter o padrão de manutenção da cidade e garantir investimentos. Na avaliação do líder do governo na Câmara, Orlando Vitoriano (PT), não se pode dizer que o funcionalismo não está inserido no planejamento da cidade. "Em 2009 e 2010 a Prefeitura deu a reposição da inflação e neste ano manteve a linha", disse.

A contraproposta da administração rejeitada foi de 10,4% em cinco parcelas: dezembro, fevereiro, abril, julho e setembro, ante aos 11% cobrados pela categoria. Além dessa questão, a Prefeitura se comprometeu a atender quase que na totalidade, com exceção de seis itens, aos outros 14 pedidos da categoria.

O grande argumento utilizado pelo governo são os sequestros de receita via precatórios que totalizaram cerca de R$ 40 milhões entre 2009 e 2010. Nestes anos, a categoria obteve reajuste e, segundo a Prefeitura, representaram perdas na capacidade de investimento e atraso no pagamento dos servidores.

O dirigente do PT em Diadema, Josemundo Dário Queiroz, o Josa, concorda que a prioridade do planejamento foram os investimentos. A presidente do Sindema, Jandyra Uehara Alves é filiada ao PT. A proximidade com a gestão tem de ser separada, de acordo com Josa. "Temos muitos dirigentes que são militantes ligados à gestão, mas temos que respeitar a autonomia do sindicato e da Prefeitura. Essa greve não é uma queda de braço entre o Mário e o sindicato", justificou.

A principal criticada nessa relação é a secretária de Planejamento, Fátima Queiroz. Ela, no entanto, foi procurada para explicar as prioridades da Pasta em 2011. A assessoria de imprensa da Prefeitura não atendeu ao pedido e não divulgou nenhum posicionamento de Fátima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;