Nacional Titulo
Vinhedo sedia central de selagem de vacinas
Do Diário do Grande ABC
22/04/1999 | 11:44
Compartilhar notícia


Uma moderna unidade central de selagem de vacinas contra a febre aftosa começa a funcionar em maio, no município de Vinhedo, na regiao de Campinas, no Estado de Sao Paulo, para garantir maior eficiência nas próximas campanhas de imunizaçao do gado em todo o Brasil. O selo, criado pelo governo federal, é uma forma de fortalecer o combate à aftosa, um mal que ainda impede o País de aumentar suas exportaçoes de carne bovina. Metade do rebanho brasileiro pode ser declarada livre de aftosa em janeiro do ano 2000, mas a recente descoberta de focos da doença nos Estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Roraima assustou os pecuaristas e as autoridades sanitárias, que decidiram ampliar a eficácia da vacinaçao.

O selo de garantia torna-se realidade, quatro meses depois de ter sido oficializada sua criaçao por meio da Instruçao Normativa n.º 229, assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques Pereira. O secretário -Enio Marques explica que os seis laboratórios produtores de vacina contra aftosa no Brasil entregarao seus frascos-ampolas das doses a um depósito único, localizado em Vinhedo, onde será colocado o selo de garantia de inviolabilidade, usando-se uma máquina de alta tecnologia, importada da Alemanha. Em seguida, as empresas poderao comercializar e entregar suas respectivas vacinas, pelos preços de mercado, prontas para serem aplicadas no gado. "Será um forte recurso contra antigos riscos, por sugestao dos próprios pecuaristas, após o estudo dos problemas enfrentados", analisa Enio Marques.

Uma das principais vantagens do selo será a garantia de que a vacina chegará ao pecuarista em perfeita qualidade de conservaçao, na temperatura exigida para sua conservaçao. Também será possível combater a violaçao da embalagem. Além disso, deverá acabar a fraude fiscal, pela qual comerciantes inescrupulosos fornecem notas frias para fazendeiros interessados em burlar o controle da vacinaçao. Esse controle, por parte das autoridades governamentais, ficará mais eficaz, pois o depósito central de Vinhedo registrará o número de doses comercializadas por Estado e por município em relaçao ao número necessário para a imunizaçao de todo o rebanho brasileiro em cada uma das duas campanhas anuais de vacinaçao. Assim, será evitada a repetiçao dos problemas dos últimos anos, em que o número de doses consumidas foi inferior ao previsto pelo Ministério da Agricultura para a produçao dos laboratórios, dando margem a prejuízos e à suspeita de que grande parte do rebanho acabou nao sendo vacinada, ficando sob o perigo da aftosa. Recentemente, esteve na central de Vinhedo uma missao de empresários japoneses interessados em comprar carne brasileira a partir do próximo ano. Todos eles ficaram impressionados com a preocupaçao do Brasil em defender a qualidade do gado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;