Nacional Titulo
Funai identifica surto de tuberculose em Caiapó
Do Diário do Grande ABC
27/06/1999 | 16:38
Compartilhar notícia


A Fundaçao Nacional do Indio (Funai) identificou um surto de tuberculose nas aldeias Caiapó, no norte do Mato Grosso. Dos 670 índios examinados neste mês, 37 apresentaram a doença, índice considerado muito alto pelos profissionais de saúde. Alguns índios já morreram, mas a Funai ainda nao sabe quantos.

"Morrem principalmente idosos e crianças", disse o médico Oswaldo Cid, que está respondendo pelo Departamento de Saúde da Funai. De acordo com ele, o número de mortes poderá crescer, pois "nao há dinheiro e nem recursos humanos suficientes". A Funai tem apenas 32 médicos, mas só nove trabalham diretamente com os índios nas aldeias.

As causas para tantos índios contaminados com tuberculose ainda nao foram levantadas pelas autoridades. Oswaldo Cid disse que os Caiapós sao índios que têm caça e pesca farta, nao têm problemas de nutriçao e nao há motivo aparente para tantos casos. Cid está preocupado com outras naçoes indígenas no Mato Grosso e no Pará, onde há muitos casos de subnutriçao, como entre os Xavantes, que também serao examinados assim que estiver concluído o trabalho com os 1.200 caiapó.

O trabalho está sendo feito com ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB), que cedeu dois avioes e dois helicópteros para a açao de emergência para socorrer os índios com tuberculose. Muitos índios sao transportados por até 400 quilômetros para receber tratamento, informou Cid.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;