Internacional Titulo
Tropas dos EUA saquearam trem nazista com bens de judeus
Do Diário do Grande ABC
15/10/1999 | 11:29
Compartilhar notícia


Um informe preliminar da Comissao Presidencial de Bens do Holocausto divulgada na quinta-feira (14) traz uma revelaçao surpreendente: tropas dos Estados Unidos destacadas na Austria, em maio de 1945, interceptaram um trem nazista carregado com bens roubados de judeus da Hungria e ficaram com parte deles.

O comitê de investigaçao criado pelo governo de Washington apresentou suas primeiras conclusoes, com a advertência de que algumas partes da história ainda sao pouco claras.

O que eles teriam confirmado, por enquanto, é que vários oficiais norte-americanos levaram objetos de prata e porcelana do trem para decorar suas casas na Austria. Relógios de parede, jóias e abrigos de pele foram vendidos entre os soldados e duas maletas cheias de pó de ouro sumiram.

Os investigadores do órgao se questionam o porquê do chefe das forças norte-americanas na Austria, o general Mark Clark, deu os bens daquele trem como ``identificáveis', colocando-os assim fora do alcance dos inspetores húngaros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;