Turismo Titulo
Tradições germânicas
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
07/10/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


 

A partir do sucesso da festa em Blumenau, outras comemorações surgiram em Santa Catarina, fato que acabou por tornar o Estado o destino preferido dos turistas no mês de outubro. Com disposição, é possível visitar cada uma das festas, já que as distâncias entre as cidades são mínimas.

Embora Blumenau tenha a festa mais conhecida, Itapiranga realizou a primeira Oktoberfest no Brasil, em 1978. A cidadezinha com pouco mais de 14 mil habitantes recebe uma população flutuante de 40 mil pessoas em outubro. Comidas e danças típicas, chope em metro e desfile de carros alegóricos dão o tom à festa. Neste ano a 32º Oktoberfest de Itapiranga será realizada entre os dias 9 e 24 na Comunidade Linha Becker e nos dias 15, 16 e 17 na cidade.

Até o dia 17, os turistas podem testar a pontaria na 22ª Schützenfest, realizada em Jaraguá do Sul. O evento é organizado pela Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu, e promove a Festa do Tiro para resgate das tradições germânicas. A tecnologia está à disposição para facilitar a participação de todos com a importação de aferidores de alvos eletrônicos da Alemanha, possibilitando uma leitura mais precisa da pontuação.

Em Rio do Sul, a atração é a 21ª Kegelfest, neste ano realizada entre os dias 9 e 12. A motivação da festa é o incentivo de um esporte popular entre os alemães do Alto Vale do Itajaí, o bolão, que é semelhante ao nosso boliche. Outro concurso que é sucesso de público é o de tomadores de Chope no Pino. Talvez motivada pelo esforço físico que o esporte exige, a Kegelfest bate o recorde de consumo de chope entre as demais festas típicas de Santa Catarina.

Ainda no Vale do Itajaí, Timbó se prepara para amanhã abrir a 20ª Festa do Imigrante, que segue até o dia 12. A cidade das orquídeas realiza a festa no Pavilhão Henry Paul. Danças, folclore e gastronomia com acento alemão também fazem parte do cardápio da festa. A programação será fechada com show sertanejo da dupla Guilherme e Santiago.

Seguindo pelo planalto Norte catarinense, a próxima parada é a Oberlandfest, em Rio Negrinho. Nos dias 15, 16 e 17, o Grupo Folclórico Germânico Oberland se encarrega de manter vivas as raízes alemãs com bailes animados por bandas típicas. Há programação exclusiva para crianças e pessoas da terceira idade.

No meio-oeste catarinense, a cidade de Treze Tílias exalta as origens austríacas com a Tirolefest, que também começa amanhã e se estende até o dia 13. O município foi fundado em 1933 por imigrantes austríacos, a cidade possui pouco mais de 5.000 habitantes e vale a visita. A arquitetura dos Alpes está presente em praticamente todas as construções, dando a impressão de que se está em uma típica cidade do Tirol, Áustria.

A Heimatfest - Festa das Origens é atração do Sul de Santa Catarina, na cidade de Forquilhinha. O evento já começou e recebe turistas até dia 11 homenageando as etnias colonizadoras alemã, italiana, polonesa, japonesa, portuguesa e africana. Forquilhinha é conhecida como a cidade mais alemã do Sul de Santa Catarina, devido ao fato dos alemães terem sido os pioneiros na formação da colônia.

E nos dias 8, 9 e 10 ocorre a Musikfest em São Bento do Sul. O evento também multicultural celebra as tradições de alemães, italianos, austríacos, poloneses e tchecos. O evento ocorre anualmente na Sociedade Desportiva Bandeirantes, no centro da cidade.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;