Turismo Titulo
Em busca de outras culturas
Margareth Meza
Especial para o Diário
28/02/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Nos próximos dias, os interessados em fazer intercâmbio cultural devem se preparar para dois eventos voltados à educação e ao trabalho em ares internacionais. São eles: o Salão do Estudante (sábado e domingo) e a Expobelta (dias 29 e 30 de março), em São Paulo.

A 15ª edição do Salão do Estudante percorrerá seis grandes cidades brasileiras e espera receber, ao longo de sua jornada itinerante pelo Brasil, mais de 35 mil interessados em aprendizados de novos idiomas e experiências. Só em São Paulo a organização espera aproximadamente 15 mil pessoas.

Nesta versão, disponibilizará aos freqüentadores o acesso a mais de 80 instituições de ensino, entre elas escolas e universidades de países como África do Sul, Alemanha, Argentina e Suíça, além de agências de intercâmbio nacionais com propostas e promoções bem variadas.

PALESTRAS

Os que desejam conhecer detalhes mais específicos sobre a experiência de viver no Exterior terão a chance de conversar com ex-alunos brasileiros que já estudaram lá fora. Além disso, o Salão do Estudante também preparou palestras como forma de esclarecer os principais questionamentos dos aspirantes a cursos e trabalhos fora do espaço tupiniquim.

“Os visitantes poderão tirar dúvidas sobre estudar no Exterior, seja para fazer high school, cursos de idiomas, cursos universitários, técnicos, estágios, trabalho remunerado, cursos de verão, de extensão, mestrado, doutorado e MBA, entre outros. “Teremos também um estande especial, da Polícia Federal, para o esclarecimento de dúvidas sobre vistos e o novo passaporte”, afirma Priscilla Gomes, gerente de produto da BMI, empresa que organiza o Salão do Estudante.

DICAS

Para completar, Priscilla dá dicas para que a visita à exposição seja realmente proveitosa. A primeira delas é elaborar uma lista de perguntas para os representantes das instituições internacionais de ensino. A segunda é não esquecer o currículo. Assim, será possível fazer uma análise acadêmica e indicar o programa mais adequado ao estudante.

Outra recomendação é se dirigir ao local com os pais, que poderão falar diretamente com os diretores e, é claro, levar papel e caneta para anotar informações úteis durante o seminário.

EXPOBELTA

A Expobelta prepara sua 9ª edição, com realização em outras cinco capitais brasileiras, além de São Paulo. Este ano, o evento contará com a presença de 28 países, que disponibilizarão diversas ofertas de atividades para brasileiros fora do País.

Desta vez, a nação convidada da Expobelta é a África do Sul, que tem crescido consideravelmente como destino de intercâmbio para brasileiros. “A África do Sul é mais uma escolha para o estudo da língua inglesa, que vem crescendo por oferecer opções de lazer, cidades cosmopolitas e paisagens belíssimas em um cenário africano e europeu”, explica Maura Leão, diretora de operações da Belta.

A Expobelta 2008 apresentará várias novidades aos freqüentadores. Uma delas é a exposição da escola Home Language International, de Mônaco, que oferece um programa em que o estudante literalmente mora na casa do seu professor. Tal método é oferecido em vários países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e França.

Durante a exposição, os visitantes também terão a oportunidade de assistir a seminários sobre os destinos participantes. As palestras abordarão os três aspectos fundamentais aos que pretendem estudar em localidades estrangeiras: educação, informações gerais sobre o país e como obter o visto de estudante, uma das principais dúvidas dos intercambistas.

 

SERVIÇO:

 Expobelta

Bienal do Parque Ibirapuera

Horário: 13h às 19h

Preço: Os ingressos podem ser impressos no site gratuitamente. Caso contrário, paga R$ 10 na entrada.

Site: www.belta.org.br

Salão do Estudante

Centro de Eventos São Luiz

Endereço: Rua Luiz Coelho, 323 – próximo ao Metrô Consolação

Horário: 13h às 20h

Preço: R$ 10. Estudantes pagam meia. Também é possível imprimir convite gratuito pelo site www.salaodoestudante.com.br



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;