Brickmann Titulo
Chama o Zé

Cai Pedro Novais, sobe o Gastão sabe-se-lá-o-que. A maior credencial do que caiu era ser afilhado do senador Sarney

Por Carlos Brickmann
18/09/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Cai Pedro Novais, sobe o Gastão sabe-se-lá-o-que. A maior credencial do que caiu era ser afilhado do senador Sarney; a maior credencial do que subiu é ser afilhado do senador Sarney. Bem que tentaram botar lá outros afilhados de Sarney, mas um é suspeito de participação em assassínio e o outro tem ficha suja.

O impressionante, nesse entra e sai de ministros, é que só Palocci e Jobim, fossem quais fossem seus problemas, tinham conteúdo. Os outros, tanto faz como tanto fez: ministro da Pesca vira coordenador político, coordenador político vira ministro da Pesca, e ninguém percebe. O ministro da Pesca diz que é preciso aumentar a produção de peixe, o que até este colunista, que não sabe a diferença entre uma garoupa e um badejo, já descobriu. O Montenegro, ou Negromonte, é até difícil lembrar o nome, fica ou não fica? Não faz a menor diferença.

Ah, saudades do José Dirceu! Ele deve ter uma lista imensa de defeitos, mas tem também suas qualidades - e, cá entre nós, tirando eventuais questões ideológicas, qual o partido que não gostaria de contar com um José Dirceu em seus quadros? Dirceu, quando caiu, movimentou o Governo; sua queda mudou a orientação do presidente Lula - à diferença desses outros, esquecíveis dirceus sem recheio no crânio, que, mesmo chegando ao núcleo do poder, apenas vão do anonimato ao anonimato sem passar pelo estágio da fama.

Carlos Lacerda, falando de um ex-amigo, disse que era a antologia de seus defeitos. E essa turma de hoje, que nem os defeitos de Zé Dirceu consegue repetir?

ELE É O BOM

O velho ministro do Turismo, Pedro Novais, não era famoso por nada, a não ser pela festa no motel que promoveu aos 80 anos de idade (com dinheiro público, claro: o Tesouro é afrodisíaco). O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, já era meio famoso: foi ele que prometeu, como secretário da Educação do Maranhão, que São Luís teria "o melhor ensino do país". Promessa não é dívida.

NEW YORK, NEW YORK

Mas a preocupação da presidente Dilma Rousseff agora é outra: é o Brasil falando para o mundo. Tradicionalmente, o Brasil abre a Assembléia Geral da ONU; e esta é a primeira vez que uma mulher comandará a cerimônia. Dilma já seguiu para Nova York, onde abrirá a Assembléia Geral e conversará com vários chefes de Governo. Na lista, já confirmados, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, o presidente do México, Felipe Calderón, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Gente do Governo brasileiro diz que o discurso de Dilma na abertura da Assembléia Geral será muito denso e destinado a ter ampla repercussão internacional.

CHEGA DE MALDADE

Nessa última mudança de ministros, as candinhas disseram que Dilma trocou seis por meia dúzia. Pura crueldade: Dilma trocou o nada por coisa nenhuma.

AS FRASES

1 - Da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, falando sobre os royalties que serão pagos aos Estados quando for extraído o petróleo do pré-sal:

"A União tem um cofrinho só, não é bom abusar".

2 - De um frasista anônimo:

"O fim do mundo em 2012 foi cancelado, pois o Brasil não tem infraestrutura para um evento desse porte".

MEMÓRIA À VENDA

Para colecionadores, uma oportunidade única: nesta segunda-feira, 19, serão leiloados vinte lotes de objetos de valor histórico que pertenciam à Vasp, uma das primeiras empresas aéreas do país. Entre as relíquias, uniformes dos comandantes, objetos de decoração, miniaturas de porcelana de aviões, quadros. Lances a partir de R$ 300,00. Começa às 14h, na Casa de Portugal, SP: avenida da Liberdade, 602, 3º andar. Em outra data, ainda não marcada, serão leiloados também os lotes de objetos de valor histórico da Transbrasil.

QUESTÃO DE RESPEITO

Erséa Maria Alves, 37 anos, funcionária da SPTuris, empresa estatal paulista, é deficiente visual, e seu guia é um cão labrador treinadíssimo, Toby. Ela procura levar uma vida normal, produtiva, é boa funcionária, eficiente. Mas há gente que conspira contra ela: nesta última quinta-feira, um motorista de táxi da empresa Líder se recusou a permitir a entrada do cão-guia (que vai sentado no chão, quietinho) e arrancou com o carro de porta aberta, quase derrubando a deficiente visual. Ela reclamou à empresa, ouviu as desculpas de praxe da atendente (algo do tipo "vamos estar verificando para estarmos tomando providências") e até agora não recebeu sequer um pedido de desculpa dos mal-educados donos da frota.

Será que esse pessoal não tem ninguém deficiente na família e acha que desrespeitar os outros é sinal de masculinidade? Será que o sujeito sabe o que faz?

CRIME AO VOLANTE

E o desrespeito ao cliente de táxis não atinge apenas deficientes. Uma jornalista do Rio, em São Paulo com um grupo de amigos, estava entrando quando o motorista arrancou, com porta aberta. Ela foi arrastada e não morreu por sorte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;