Internacional Titulo
Projeto de nova Constituiçao é rejeitado em Zimbabue
Por Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 11:55
Compartilhar notícia


Os eleitores de Zimbabue rejeitaram em referendo um projeto de nova Constituiçao, que teria dado mais poderes ao presidente Robert Mugabe e permitido a desapropriaçao sem indenizaçao de latifúndios brancos, segundo resultados definitivos anunciados esta terça-feira.

Entre os eleitores, 697.754 votaram contra, enquanto 578.210 votaram a favor. O resultado é considerado como uma derrota para o presidente Mugabe.

O problema racial esteve muito presente no referendo, que se realizou no último final de semana. O projeto de Constituiçao permitia ao governo desapropriar os grandes latifúndios brancos sem indenizaçao e redistribuir as terras aos negros. O Executivo considerava fundamental esta redistribuiçao, mesmo desrespeitando os direitos individuais.

O referendo constituía ainda, segundo os observadores, uma espécie de plebiscito para o presidente zimbabuense Robert Mugabe, no poder desde 1980.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;