Internacional Titulo
Otan decide bombardear edifícios governamentais
Por Do Diário do Grande ABC
31/03/1999 | 10:19
Compartilhar notícia


O presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, já nao dispoe de "santuários" a salvo dos ataques dos avioes da Otan em seu país, declararam esta quarta-feira vários diplomatas em Bruxelas, confirmando, de maneira implícita, a ampliaçao considerável dos ataques aéreos. Segundo meios de comunicaçao dos EUA, entre os novos objetivos figuram os ministérios do Interior e de Defesa na capital iugoslava, além de outros prédios governamentais.

"O objetivo agora é insistir nos ataques aéreos, pois estes começam a dar resultados", disse um diplomata na sede da Otan.

Segundo ele, depois da fase 1 (enfraquecimento da defesa anti-aérea sérvia), a fase 2, lançada no final de semana passado, prevê bombardeios às concentraçoes de tropas e de materiais no sul do paralelo 44, que divide a Sérvia em duas partes, ao Sul de Belgrado. A fase 3 prevê a ampliaçao dos objetivos da fase 2 ao norte do paralelo 44, incluindo a capital Belgrado.

Em Londres, esta quarta-feira, o secretário do ministério das Relaçoes Exteriores, Robin Cook, disse que a Otan ampliará o número de objetivos militares que seus avioes atacarao na Iugoslávia.

Perguntado pela rádio BBC sobre o início da fase 3 da operaçao "Força Aliada", Cook respondeu: "nos preparamos ao longo da primeira semana de bombardeios para ampliar, se for necessário, os objetivos". Em primeiro lugar, "estivemos concentrados sobre objetivos da defesa anti-aérea iugoslava" e "depois passamos a atacar um número limitado de objetivos militares. Agora, ampliaremos o número de alvos militares", afirmou o chefe da diplomacia britânica. Cook evitou dar maiores detalhes, especialmente analisar se o centro de Belgrado e alguns edifícios governamentais iugoslavos serao atacados agora pelos caça-bombardeiros da Otan, como foi divulgado nesta quarta-feira pelos jornais norte-americanos The New York Times e The Washington Post.

Depois do fracasso da tentativa russa para solucionar a crise no Kosovo, os embaixadores da Otan se reuniram na terça-feira à noite, para decidir uma ampliaçao de cerca de 20% dos objetivos dos ataques aéreos, segundo o Washington Post, que cita fontes oficiais. O New York Times informa, por sua vez, que os ataques terao como objetivo os edifícios governamentais no centro de Belgrado.

Durante a noite de terça para quarta, os avioes da Otan atacaram depósitos de combustíveis, em especial "nos subúrbios de Belgrado", informaram fontes diplomáticas, que confirmaram informaçoes nesse sentido dadas antes por fontes sérvias.

Para diversos diplomatas, o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, - qualificado de "ditador do passado que já se tornou incontrolável" ou de "último ditador da Europa"- já foi longe demais em suas provocaçoes à Otan, expulsando de novo dezenas de milhares de civis. "O que os militares esperam dele, agora, é a rendiçao", resume um diplomata, um dia depois da missao russa em Belgrado, que foi, segundo a Otan, "um grande fracasso".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;