Economia Titulo
Metalúrgicos debatem redução da jornada, mantendo salário
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
21/07/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


No segundo dia de negociação da campanha salarial dos metalúrgicos da CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Estado de São Paulo, o tema em destaque foi a redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais, sem a diminuição do salário.

"Discutimos esse item, em especial, a uma década, praticamente. Acredito que depois dessa reunião a bancada empresarial entendeu que essa medida trará, não só para os funcionários, mas também para a empresa muitos benefícios, como a qualidade do trabalho", explica o presidente da FEM-CUT (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/São Paulo), Valmir Marques, o Biro Biro.

Segundo ele, o grande problema é que a bancada patronal continua ‘freando' essa reivindicação em debates. "Queremos conquistar esse item para irmos além da nossa legislação", enfatiza Biro Biro.

A classe patronal do grupo 3 (que representa os setores de autopeças, forjaria e parafusos) estava representada pelo advogado Drauzio Rangel. Ele enfatiza que, não tem poder de acatar a medida, mas disse que levará o tema para discussão na assembleia patronal com as empresas, prevista para segunda-feira (26).

Além da redução de jornada, a categoria reivindica a reposição integral da inflação; aumento real nos salários; valorização nos pisos e a licença maternidade de 180 dias.

Conforme matéria publicada dia 13 de julho, apesar da Federação não divulgar o índice de reajuste que será ‘levado' para a mesa de discussão, Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, afirmou que o reajuste deve ser de, aproximadamente, 7% sobre o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deste ano. A afirmação foi feita durante um evento no fim de junho, para a reportagem do Diário.

A Federação Metalúrgica cutista representa 250 mil trabalhadores em todo o Estado e a data-base da classe é 1º de setembro.

Apenas o setor do grupo 3 é representado por 150 mil metalúrgicos.

Próxima reunião - Dirigentes da Federação vão se reunir com a bancada patronal do grupo 3 na quarta-feira da próxima semana (28), às 15h, na sede da FEM-CUT, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;