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7 dicas para aumentar o engajamento no Facebook

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

07/04/2021 | 14:18


O Facebook é a maior rede social do mundo. Estatísticas mostram que, só no Brasil, 130 milhões de pessoas têm acesso a ele, que é o segundo site mais acessado no planeta. Assim, é impossível traçar a estratégia de marketing de uma empresa sem levar em consideração a importância e a presença da plataforma na vida dos internautas.

Com o objetivo de auxiliar as marcas a terem uma participação mais produtiva e eficiente no Facebook, a seguir, são apresentadas sete dica eficazes para aumentar seu engajamento. Além de um elevado número de curtidas e comentários, que devem estar sempre crescendo de acordo com as notas do subsly.com, o engajamento se dá por meio do conhecimento e do trabalho árduo.

Afinal, estatísticas apontam, ainda, que 98% das empresas usam o Facebook, o que faz com que estratégias inteligentes sejam necessárias para destacar uma marca em meio a tanta concorrência. Não basta simplesmente estar presente na rede social. É imprescindível que a ferramenta seja bem aproveitada e utilizada de forma a agregar valor para a marca.

Leia mais:
Facebook: 50 páginas mais curtidas no mundo
Como denunciar fake news no Facebook?

7 dicas para aumentar o engajamento no Facebook

1. Poste conteúdos relevantes

A maioria dos usuários do Facebook não se interessa por publicações que são abertamente uma propaganda. Esse tipo de postagem certamente não gera engajamento. Entretanto, conteúdos relevantes, informativos e inspiradores têm muito apelo com os internautas.

É possível, assim, fazer com que uma marca se torne conhecida e tenha mais engajamento por meio do marketing de conteúdo. Essa estratégia não só engajará os usuários, como também fará com que criem uma imagem muito positiva da empresa.

2. Seja breve nas postagens

Estatísticas já apontaram que 95% dos usuários acessam o Facebook pelo celular. Publicações muito longas não são amigáveis para o mobile, o que faz com que a leitura seja prejudicada. Dessa forma, muitos usuários, ao verem um texto longo, apenas passarão direto por ele, o que não gerará nenhum engajamento.

Além disso, os dispositivos móveis têm uma dinâmica muito ágil, que não é favorável a um grande dispêndio de tempo em um só conteúdo. Entretanto, mesmo gastando pouco tempo em cada publicação, os usuários se lembrarão da marca caso a publicação seja impactante. Para isso, ela precisa ser breve, porém criativa e diferenciada em relação àquelas da concorrência.

3. Aposte em imagens

As postagens no Facebook conseguem ser mais impactantes quando incluem imagens. De acordo com a própria rede, conteúdos visuais ajudam a capturar a atenção dos usuários. Para publicar boas imagens, a plataforma recomenda que se invista na simplicidade. Fotos simples, como o enquadramento de um produto ou um cliente satisfeito são as principais sugestões.

Atualmente, é muito fácil tirar boas fotos usando as câmeras de qualidade dos celulares, bem como os aplicativos de edição de imagem. Ainda assim, caso não haja muita familiaridade com o universo da fotografia, é possível utilizar bancos de fotos disponíveis na internet.

4. Faça uso dos Stories e dos grupos do Facebook

É impossível aumentar o engajamento de uma marca no Facebook se as ferramentas disponibilizadas pela própria rede social não forem utilizadas. Assim, Stories e grupos são componentes indispensáveis da estratégia de engajamento.

Stories: No Facebook, os Stories aparecem bem no topo do feed de notícias. Por essa razão, divulgar o conteúdo nessa seção certamente fará com que a atenção dos usuários seja automaticamente direcionada para lá. Além disso, os Stories podem ser mais informais, o que cria uma relação mais pessoal com os usuários, e não há a preocupação de lotar o feed com publicações excessivas.

Grupos: A maioria dos usuários do Facebook participa de grupos. Dessa forma, criar um grupo é uma excelente maneira de fazer com que os fãs interajam entre si e com a empresa. Tais interações podem ser significativas e gerar fidelidade à marca e mais engajamento. Aqui, também vale participar de grupos para se conectar com outras marcas e empresas.

5. Observe outras páginas no Facebook

Como na internet, e especialmente nas redes sociais, tudo muda muito rápido, é necessário estar sempre atento às novas tendências. A melhor maneira de manter-se atualizado se dá por meio de visitar páginas do Facebook. Há conteúdos incríveis e que geram muito engajamento na rede social. Acompanhá-los com frequência para se inspirar é uma ótima ideia. Isso sem contar que a estratégia permite também que a concorrência seja constantemente monitorada.

6. Recorra ao Facebook for Business

O Facebook for Business, criado pela própria rede social, reúne uma variedade de ferramentas que trazem soluções para os negócios. Entre elas, várias podem ser utilizadas para aumentar o engajamento e impulsionar a marca. É possível utilizar, por exemplo, o Audience Insights, que permite acompanhar métricas relacionadas aos usuários do Facebook. Conhecendo-os melhor, é possível criar estratégias de engajamento mais certeiras.

A página conta ainda com um gerenciador de anúncios, por meio do qual é possível criar publicidades criativas e ter acesso a planos empresariais e a notícias corporativas em primeira mão. De posse dessas informações, é possível engajar a audiência de maneira profissional e, consequentemente, com melhores resultados.

7. Recicle as postagens mais visualizadas

Reaproveitar as postagens mais visualizadas e impactantes é uma boa alternativa para aumentar o engajamento, além de ser muito prática. Isso ajudará a agregar ainda mais valor ao conteúdo já publicado. Quando se posta novamente algo que foi bem-sucedido no passado, isso normalmente gera o mesmo engajamento do post original, ou, às vezes, ainda mais.

Em vez de simplesmente postar novamente, no entanto, é recomendável que se façam pequenas alterações para que os usuários recebam algo novo. Assim, é possível adicionar um vídeo, uma imagem ou uma pergunta. Aqui, é importante aguardar várias semanas entre a primeira e a segunda publicação, pois, assim, os usuários não ficarão entediados e a imagem da marca não se desgastará.

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7 dicas para aumentar o engajamento no Facebook

Da Redação
Do 33Giga

07/04/2021 | 14:18


O Facebook é a maior rede social do mundo. Estatísticas mostram que, só no Brasil, 130 milhões de pessoas têm acesso a ele, que é o segundo site mais acessado no planeta. Assim, é impossível traçar a estratégia de marketing de uma empresa sem levar em consideração a importância e a presença da plataforma na vida dos internautas.

Com o objetivo de auxiliar as marcas a terem uma participação mais produtiva e eficiente no Facebook, a seguir, são apresentadas sete dica eficazes para aumentar seu engajamento. Além de um elevado número de curtidas e comentários, que devem estar sempre crescendo de acordo com as notas do subsly.com, o engajamento se dá por meio do conhecimento e do trabalho árduo.

Afinal, estatísticas apontam, ainda, que 98% das empresas usam o Facebook, o que faz com que estratégias inteligentes sejam necessárias para destacar uma marca em meio a tanta concorrência. Não basta simplesmente estar presente na rede social. É imprescindível que a ferramenta seja bem aproveitada e utilizada de forma a agregar valor para a marca.

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7 dicas para aumentar o engajamento no Facebook

1. Poste conteúdos relevantes

A maioria dos usuários do Facebook não se interessa por publicações que são abertamente uma propaganda. Esse tipo de postagem certamente não gera engajamento. Entretanto, conteúdos relevantes, informativos e inspiradores têm muito apelo com os internautas.

É possível, assim, fazer com que uma marca se torne conhecida e tenha mais engajamento por meio do marketing de conteúdo. Essa estratégia não só engajará os usuários, como também fará com que criem uma imagem muito positiva da empresa.

2. Seja breve nas postagens

Estatísticas já apontaram que 95% dos usuários acessam o Facebook pelo celular. Publicações muito longas não são amigáveis para o mobile, o que faz com que a leitura seja prejudicada. Dessa forma, muitos usuários, ao verem um texto longo, apenas passarão direto por ele, o que não gerará nenhum engajamento.

Além disso, os dispositivos móveis têm uma dinâmica muito ágil, que não é favorável a um grande dispêndio de tempo em um só conteúdo. Entretanto, mesmo gastando pouco tempo em cada publicação, os usuários se lembrarão da marca caso a publicação seja impactante. Para isso, ela precisa ser breve, porém criativa e diferenciada em relação àquelas da concorrência.

3. Aposte em imagens

As postagens no Facebook conseguem ser mais impactantes quando incluem imagens. De acordo com a própria rede, conteúdos visuais ajudam a capturar a atenção dos usuários. Para publicar boas imagens, a plataforma recomenda que se invista na simplicidade. Fotos simples, como o enquadramento de um produto ou um cliente satisfeito são as principais sugestões.

Atualmente, é muito fácil tirar boas fotos usando as câmeras de qualidade dos celulares, bem como os aplicativos de edição de imagem. Ainda assim, caso não haja muita familiaridade com o universo da fotografia, é possível utilizar bancos de fotos disponíveis na internet.

4. Faça uso dos Stories e dos grupos do Facebook

É impossível aumentar o engajamento de uma marca no Facebook se as ferramentas disponibilizadas pela própria rede social não forem utilizadas. Assim, Stories e grupos são componentes indispensáveis da estratégia de engajamento.

Stories: No Facebook, os Stories aparecem bem no topo do feed de notícias. Por essa razão, divulgar o conteúdo nessa seção certamente fará com que a atenção dos usuários seja automaticamente direcionada para lá. Além disso, os Stories podem ser mais informais, o que cria uma relação mais pessoal com os usuários, e não há a preocupação de lotar o feed com publicações excessivas.

Grupos: A maioria dos usuários do Facebook participa de grupos. Dessa forma, criar um grupo é uma excelente maneira de fazer com que os fãs interajam entre si e com a empresa. Tais interações podem ser significativas e gerar fidelidade à marca e mais engajamento. Aqui, também vale participar de grupos para se conectar com outras marcas e empresas.

5. Observe outras páginas no Facebook

Como na internet, e especialmente nas redes sociais, tudo muda muito rápido, é necessário estar sempre atento às novas tendências. A melhor maneira de manter-se atualizado se dá por meio de visitar páginas do Facebook. Há conteúdos incríveis e que geram muito engajamento na rede social. Acompanhá-los com frequência para se inspirar é uma ótima ideia. Isso sem contar que a estratégia permite também que a concorrência seja constantemente monitorada.

6. Recorra ao Facebook for Business

O Facebook for Business, criado pela própria rede social, reúne uma variedade de ferramentas que trazem soluções para os negócios. Entre elas, várias podem ser utilizadas para aumentar o engajamento e impulsionar a marca. É possível utilizar, por exemplo, o Audience Insights, que permite acompanhar métricas relacionadas aos usuários do Facebook. Conhecendo-os melhor, é possível criar estratégias de engajamento mais certeiras.

A página conta ainda com um gerenciador de anúncios, por meio do qual é possível criar publicidades criativas e ter acesso a planos empresariais e a notícias corporativas em primeira mão. De posse dessas informações, é possível engajar a audiência de maneira profissional e, consequentemente, com melhores resultados.

7. Recicle as postagens mais visualizadas

Reaproveitar as postagens mais visualizadas e impactantes é uma boa alternativa para aumentar o engajamento, além de ser muito prática. Isso ajudará a agregar ainda mais valor ao conteúdo já publicado. Quando se posta novamente algo que foi bem-sucedido no passado, isso normalmente gera o mesmo engajamento do post original, ou, às vezes, ainda mais.

Em vez de simplesmente postar novamente, no entanto, é recomendável que se façam pequenas alterações para que os usuários recebam algo novo. Assim, é possível adicionar um vídeo, uma imagem ou uma pergunta. Aqui, é importante aguardar várias semanas entre a primeira e a segunda publicação, pois, assim, os usuários não ficarão entediados e a imagem da marca não se desgastará.

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