Internacional Titulo
França nega plano para desarmar Iraque sem guerra
Por Da AFP
09/02/2003 | 15:03
Compartilhar notícia


A França negou neste domingo a existência de um "plano secreto franco-alemão sobre o desarmamento do Iraque". A informação é do porta-voz adjunto do ministério francês das Relações Exteriores, Bernard Valero.

"Há, ao contrário, propostas conhecidas publicamente anunciadas pelo ministro das Relações Exteriores francês ao Conselho de Segurança no dia 5 de fevereiro para reforçar o regime de inspeções no Iraque por parte das Nações Unidas", declarou Valero.

Segundo a revista Der Spiegel que estará segunda-feira nas bancas, Paris e Berlim trabalham num "plano minucioso" que funcionaria como alternativa a uma guerra no Iraque, para conseguir um "desarmamento completo" do país.

Esse plano prevê, ao que parece, o controle de fato do Iraque por parte dos Capacetes Azuis das Nações Unidas para supervisionar seu desarmamento, segundo a revista.

O ministro alemão da Defesa, Peter Struck, havia confirmado no domingo a existência de uma iniciativa comum franco-alemã de desarmamento do Iraque, que deve ser apresentada no dia 14 de fevereiro ao Conselho de Segurança da ONU, numa entrevista à televisão alemã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;