Cena Política Titulo
Líder de Auricchio mira contas de Paulo Pinheiro
Fábio Martins
16/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Líder do governo na Câmara de São Caetano, o vereador Tite Campanella (PPS) protocolou na última quinta-feira documento solicitando cópia integral do processo das contas da Prefeitura no exercício de 2014, segundo ano da administração do prefeito Paulo Pinheiro (ex-MDB, hoje DEM) – a quem o atual chefe do Executivo, José Auricchio Júnior (PSDB), venceu na eleição de 2016. A papelada já foi analisada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), que emitiu parecer pela rejeição do balancete. Caberá aos 19 parlamentares endossar ou não a manifestação negativa da Corte. A partir do dia 15, a comissão de finanças tem 30 dias para dar seu posicionamento. Não há prazo para votação em plenário. A interlocutor, Tite disse que vai se debruçar sobre o calhamaço nos próximos dias. Utilizou o termo “minuciosamente”. Terá trabalho. São quase 3.000 páginas.

Abertura do Novo
O evento do Novo em Santo André na terça-feira, com a presença do ex-presidenciável e dirigente nacional do partido, João Amoêdo, terá abertura do prefeito andreense, Paulo Serra (PSDB). O tucano foi convidado para participar da atividade, que irá debater os próximos passos da sigla, incluindo o pleito do ano que vem. O projeto majoritário do Novo nas eleições municipais do Grande ABC ainda é uma incógnita. A direção da legenda estuda lançar nomes nas principais cidades visando crescimento. Por outro lado, os prefeitos da região já buscam aproximação no intuito de ampliar arco de parceiros para o plano de reeleição.

Agenda em Brasília
Por falar em Paulo Serra, o tucano tratou de fazer nas próximas semanas nova agenda com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para conversar sobre andamento no programa Avançar Cidades em solo andreense, tanto na vertente de saneamento quanto de mobilidade. Canuto foi quem compareceu em audiência no Palácio dos Bandeirantes, quinta-feira, e se comprometeu a encontrar alternativas – financiamento por meio do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) da Caixa – para a construção do Piscinão Jaboticabal, nas divisas de São Bernardo, São Caetano e São Paulo, para minimizar impacto das chuvas na região.

Sobre a retomada do piscinão
Ainda em relação à retomada do projeto de construção do Piscinão Jaboticabal, o qual o governo de São Paulo, chefiado por João Doria (PSDB), anunciou encampar proposta – no valor de R$ 400 milhões – para tirar o equipamento do papel, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), indicou que irá sugerir ao correligionário colocar a concessionária Ecovias dentro do pacote de contribuintes. “Vou sugerir ao governador que a Ecovias entre com uma parte da contribuição para construir esse piscinão. Quanto ela perde de pedágio com um dia parado? É questão de produtividade do Estado e do País. Não é pagar o piscinão, é ser contribuinte.”

Elevação de egos
Parece que as duas decisões da Justiça de Mauá, que legitimaram os processos de impeachment contra o prefeito Atila Jacomussi (PSB) e deram autonomia à Câmara, elevaram o ego dos vereadores integrantes das comissões processantes. Na quinta-feira, antes de iniciar a oitiva da vice-prefeita Alaíde Damo (MDB), o presidente da comissão que analisa suposta vacância no cargo, Cincinato Freire (PDT), chegou a pedir que os presentes evitassem o uso de celular na tentativa de impedir registro de conversas informais durante o andamento dos trabalhos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;