Setecidades Titulo Segurança
Baep de São Bernardo será inaugurado em abril com 300 PMs

Decreto que cria quatro batalhões de ações especiais da polícia foi assinado por João Doria

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
09/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Gabriel Inamine/PMSBC


 O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou, na manhã de ontem, no Palácio dos Bandeirantes, decreto que cria quatro Baeps (Batalhões de Ações Especiais da Polícia), um deles, em São Bernardo. A expectativa é a de que até 12 de abril os 300 policiais militares que integrarão a unidade, responsável pela região, já estejam nas ruas.

Provisoriamente, os agentes de segurança ficarão alocados nos batalhões que já existem em São Bernardo. A partir de junho, o Baep será transferido para o COI (Centro de Operações Integradas), que também vai abrigar a GCM (Guarda Civil Municipal), as polícias Civil e Militar, Polícia Técnico-Científica, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Doria afirmou que todos os policiais que vão atuar no Baep passarão por treinamento no Comando de Policiamento de Choque com o padrão Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) para o patrulhamento tático, gerenciamento de crise, negociações com reféns, busca e apreensão de artefatos explosivos, patrulha em locais de risco, ações táticas especiais, controle de multidões e policiamento em manifestações.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), destacou que o Baep é uma conquista importante para a cidade e a assinatura do decreto sela o compromisso assumido pelo governador com o município. “Habilitamos esse equipamento de forma rápida, pois já vínhamos tratando disso desde a transição (no governo do Estado)”, pontuou.

Para Morando, a vinda dos 300 policiais militares, que atuavam, até ontem, na Operação Verão, terá efeito imediato. “Aumenta a sensação de segurança da população, que vai ver mais policiais nas ruas, e também o combate efetivo ao crime e à violência”, concluiu.

O contingente que será enviado para São Bernardo corresponde ao atual deficit de policial militar na região, cujo efetivo deveria ser de 3.500 agentes e atualmente conta com 3.200. Em recente entrevista ao Diário, o coronel Ronaldo Gonçalves Faro, responsável pelo CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), afirmou que tinha expectativa de que os policiais fossem repostos ao longo da gestão de Doria. “É um aporte em termos de equipamentos na segurança pública que permitirá um serviço melhor para a comunidade do Grande ABC. Também fará frente aos crimes mais violentos, dando apoio aos batalhões, principalmente em problemas pontuais, como locais onde são necessárias maior fiscalização e realização de operações”, afirmou.

Em todo o Estado, existem cinco Baeps e a meta do governo João Doria é chegar a 23 unidades.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;