Economia Titulo
Localiza amplia presença na região
Por Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
06/09/2006 | 00:00
Compartilhar notícia


A contínua expansão do setor de aluguéis de carros tem atraído novos investimentos para a região. De acordo com o Anuário 2006 da Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), o setor cresceu 8,3% no ano passado e atingiu o faturamento anual recorde de R$ 2,91 bilhões.

Com base no  bom humor do mercado e na alta demanda por locação no Grande ABC, as empresas do setor começaram a apostar na região. É o caso da Localiza Rent a Car, a maior rede de aluguel de veículos da América Latina. A companhia acaba de inaugurar uma loja em Santo André. Com a unidade, a Localiza soma mais de 260 agências no Brasil.

“A inauguração da nova loja faz parte da estratégia da empresa de estar perto do cliente. No Grande ABC já temos uma unidade em São Caetano, mas como a demanda é alta, decidimos investir no potencial de Santo André”, afirma a gerente nacional de atendimento da Localiza, Cristina Chaves. Para a empresa, só no primeiro trimestre de 2006 o volume de negócios do aluguel de carros cresceu 43,3%.

Segundo a Abla, em 2005, as lojas de aluguel de veículos receberam cerca de 12,2 milhões de usuários – 2,1 milhões a mais do que em 2004. Para atender a demanda, a frota cresceu 9,9%, um aumento de cerca de 20 mil veículos. Só no ano passado, as locadoras de veículos adquiriram 11,05% de toda a frota comercializada pelo seguimento.

O desenvolvimento do setor refletiu a criação de 10.040 novas vagas de trabalho, em relação a 2004, entre empregos diretos e indiretos. Entretanto, além do aumento da procura pelo aluguel de carros, a associação aponta como um agente relevante para justificar tal crescimento a estabilidade do número de empresas que atuam no setor, ou seja, não há mais espaço para empresas classificadas como “amadoras”. No Brasil, existem mais de 1,9 mil locadoras de veículos, cerca de 460 só no Estado de São Paulo.

O anuário da Abla destaca ainda, que os clientes que procuram o serviço para turismo de lazer tem aumentado nos últimos cinco anos – em 2005 correspondeu a 28% dos aluguéis. Entretanto, a terceirização continua sendo o maior motivo de procura (55%). Já o turismo de negócios representa 17% dos aluguéis. De acordo com Cristina Chaves, o tipo de usuário costuma ser variado. “Não conseguimos traçar o perfil do cliente pois o aluguel de carros abrange um público bem diversificado”, explica a gerente da Localiza.

Os dados da empresa sobre as previsões para este ano ainda não foram divulgados, no entanto, o setor espera manter o ritmo de crescimento no próximo ano. “Como o quadro positivo abrange o Brasil inteiro, a tendência é que a rede aumente”, ressalta a gerente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;