Política Titulo
Ao lado de Lula, Bush vista Transpetro
Do Diário OnLine
09/03/2004 | 11:59
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visitou na manhã desta sexta-feira o terminal da Transpetro (Petrobras Distribuidora), em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Acompanhado de Luiz Inácio Lula da Silva e de técnicos da estatal brasileira, ele ouviu atentamente todo o processo de produção e armazenamento do etanol produzido a partir da cana-de-açúcar.

Bush e Lula – curiosamente os únicos a utilizarem o capacete de segurança – também acompanharam as explicações dos especialistas na tecnologia de bicombustível para veículos automotores. Atualmente, parte significativa da frota nacional é composta de carros, caminhonetes e utilitários pequenos a combustão de álcool e gasolina. Já nos EUA, a exploração da tecnologia 'Flex' é tímida e pouco significativa.

Após conhecer o método de produção e armazenamento do etanol, Bush e Lula discursaram para empresários brasileiros, norte-americanos e funcionários da Petrobras. Lula falou da importância da visita de Bush ao Brasil, pois representa uma "aliança estratégica" para a luta contra o aquecimento global. Bush, por sua vez, seguiu mais ou menos a mesma linha do governante brasileiro, deixando claro que a intenção dos EUA é não depender do petróleo.

Referência – A tecnologia brasileira utilizada na produção do etanol é referência. Em áreas de plantação equivalentes, o Brasil produz mais do que o dobro de litros de etanol do que os Estados Unidos. A principal diferença no processo é que os 'tupiniquins' utilizam a cana-de-açúcar, ideal para o álcool. Já os norte-americanos usam o milho, uma fonte com rendimento significativamente inferior.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;