Economia Titulo
Marinho aposta em organizaçao dentro das empresas
Por Do Diário do Grande ABC
10/04/1999 | 13:25
Compartilhar notícia


O candidato à reeleiçao do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP) Luiz Marinho vem com a proposta mais inovadora de sindicalismo da regiao. Está apostando num tipo de organizaçao dentro das empresas: os comitês sindicais de base, onde ficarao 90% dos cerca de 200 diretores que serao escolhidos pelos trabalhadores da empresas. Os outros, perto de 10%, comporao a direçao-executiva da entidade. Segunda (12) e terça-feira (13), os trabalhadores estarao participando da primeira fase da eleiçao.

Marinho depositará o voto às 11 horas de segunda-feira na urna da Volkswagen, empresa à qual está vinculado. O mérito do projeto é o de forçar uma representatividade real do dirigente escolhido, uma vez que ele é eleito dentro da fábrica, onde todos conhecem o trabalho dele. Além disso, a criaçao dos comitês sindicais de base evita centralizaçao excessiva do poder numa cúpula dirigente, distante da base. É uma nova experiência que será tentada pela tendência política Articulaçao, conhecida por produzir sindicalistas mais moderados, como o presidente da Centra Unica dos Trrabalhadores (CUT) e suplente de senador, Vicente Paulo da Silva (PT), o Vicentinho.

Além desse teste de uma nova forma de organizaçao sindical, Marinho tem como projeto para manter empregos no setor automobilístico o de renovaçao da frota de carros, que começa a ser discutido com montadoras e o governo - proprietários de carros com mais de 15 anos de uso teriam incentivo em dinheiro para adquirir um zero-quilômetro, o que aumentaria a produçao.

Mesmo com prestígio, Marinho, que negociou reduçao de salários na Volkswagen para evitar demissoes e o afastamento de 1,5 mil empregados da Ford (que ganhou, com isso, isençao de pagamento de encargos trabalhistas) terá, por causa desses acordos, oposiçao de chapas apoiadas por outras tendências, mais à esquerda, como o Movimento por uma Tendência Socialista (composto por militantes do PSTU) e a Alternativa Sindical Socialista (ASS).

Sindicatos de metalúrgicos de cidades importantes, como Sao José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), Campinas, no interior de Sao Paulo, e Santos (SP), dao apoio a essa oposiçao nascente no ABC, depois de quase duas décadas de hegemonia da Articulaçao.

A oposiçao na Volkswagen é liderada pelo metalúrgico Celso Routulo. As bandeiras dele sao "o fim da política de parceria entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com as montadoras de veículos" e revisao dos acordos que "trouxeram prejuízos aos trabalhadores", especialmente diante do aumento das taxas de inflaçao. Também há chapa contra a atual diretoria em outra montadora, a Scania. Nessa primeira etapa do processo eleitoral, estao previstas eleiçoes em 69 fábricas. A segunda etapa vai eleger a direçao-executiva do sindicato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;