Nacional Titulo
CPI do narcotráfico acusa 68 pessoas
Do Diário OnLine
15/02/2001 | 13:00
Compartilhar notícia


O Ministério Público Federal acusou 68 pessoas entre elas empresários, comerciantes e políticos do estado do Acre, de estarem envolvidos no esquema do narcotráfico internacional, roubo de carga, extorsão e com o esquadrão da morte.

  Marcus Vinicius Aguiar, procurador-chefe da República no Acre, aguarda a lista enviada via sedex pelo Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro para poder dar início aos pedidos de indiciamentos e realizar investigações complementares.

   O Procurador Roberto Santoro é o responsável pelas investigações dos crimes que o ex-deputado federal Hildebrando Pascoal é acusado de liderar o narcotráfico e o esquadrão da morte.

   "Na verdade, a CPI fez um trabalho policial exemplar, com o qual nós colaboramos desde o início, recebendo e enviando informações. Por isso, a apresentação dos 68 nomes é apenas a oficialização da conclusão desse serviço que vai nos orientar na abertura de processos, pedindo indiciamentos, algumas investigações complementares e até arquivamento, conforme o caso', declarou Marcus Vinicius.

Na lista dos 68 acusados pela CPI do Narcotráfico está o ex-governador Orleir Cameli, além dos empresários Raimundo Nonato Soares Damasceno, Sâmia Hadock Lobo e Recena Melo Cameli.

O desembargador Jersey Pacheco Nunes, o ex-secretário estadual de fazenda do governo Orleir Cameli, Raimundo Nonato de Queiróz, os responsáveis legais pelo frigorífico Santo Afonso, Solimar Navegação, Agropecuária, Comércio e Importação Ltda, e o empresário Francisco Messias Cameli, irmão do ex-governador serão indiciados por enriquecimento ilícito e sonegação fiscal.

  A maioria dos 68 apontados é acusada de ter prestado falso testemunho ou se negado a prestar depoimentos à comissão. Todos tiveram seus sigilos telefônico, bancário e fiscal, quebrados.

O deputado federal, José Aleksandro (PSL-AC) teve seu nome apontado no esquema do narcotráfico. Aleksandro, no último dia sete, teve seu pedido de cassação por quebra do decoro parlamentar por ser acusado de pertencer ao esquema do narcotráfico e de haver desviado pelo menos R$ 4,8 milhões de reais dos cofres da Câmara Municipal de Rio Branco, quando era primeiro-secretário arquivado pela Mesa Diretora da Câmara Federal.

   Dos 68 nomes apontados como integrantes do crime organizado, 59 são acusados de homicídio e narcotráfico, 16 são policiais militares, quatro ex-policiais, dez policiais civis, 20 pistoleiros e o coronel Raul Mendes, o comandante da polícia do Departamento de Pando, na Bolívia. Ele possui a maior rede de lojas de armas espalhada pelas cidades da Bolívia.

A deputada estadual Naluh Gouveia (PT-AC), uma das principais denunciantes do esquema do crime organizado, denunciou que diversos nomes que ela apontou estavam sendo deixados de lado pela CPI do Narcotráfico. Entre eles, o empresário de Cruzeiro do Sul, Abrahão Cândido, que foi um dos principais apoiadores e financiadores da campanha do atual governador Jorge Viana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;