Setecidades Titulo
Sto.André já faz teste da retinopatia
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
11/02/2006 | 08:14
Compartilhar notícia


Nenhum bebê vai receber alta do Centro Hospitalar Municipal de Santo André sem antes ter feito o teste do reflexo vermelho. A garantia é da médica neonatologista Sueli Aparecida Bispo de Souza. O exame, fundamental na prevenção de retinopatia da prematuridade, doença relacionada ao desenvolvimento dos vasos sangüíneos da retina, vem sendo realizado no hospital desde a última segunda-feira.

O exame consiste no lançamento de raios de luz no olho do bebê, por meio do oftalmoscópio, e deve ser feito até os dois primeiros dias de vida. Desta forma, é possível identificar precocemente eventuais alterações no globo ocular da criança, como glaucoma ou catarata. Como a vascularização da retina se completa em torno da 40ª semana de gestação, o processo não se desenvolve por completo nos bebês prematuros. A exposição desses recém-nascidos ao oxigênio nas incubadoras, o baixo peso, entre outros fatores, podem causar alterações durante o processo de desenvolvimento dos vasos.

O tratamento se dá de duas formas: crioterapia (tratamento com gelo) ou laserterapia, isso quando a doença estiver no estágio inicial. Em casos avançados, quando ocorre o descolamento de retina, a cirurgia pode ser necessária. A retinopatia é a segunda maior causa de cegueira infantil no país. Perde só para o glaucoma congênito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;