Setecidades Titulo Transporte coletivo
Fim do monopólio perde força

Prefeito de Mauá, Atila Jacomussi muda
discurso e projeto pode ficar somente na promessa

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
28/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Anunciado durante a campanha eleitoral do ano passado como uma das principais propostas no plano de governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), o fim do monopólio no sistema de transporte coletivo da cidade, hoje gerenciado somente pela empresa Suzantur, perde força dentro da atual gestão. Como não há definição por parte do Paço para criação da MauáTrans, autarquia cujo desafio seria justamente regulamentar o transporte municipal, a expectativa agora é a de que a discussão da proposta fique somente para o segundo semestre, no entanto, sem qualquer garantia da Prefeitura para que a medida, de fato, seja tirada do papel.

Principal instrumento da administração para sacramentar o fim do monopólio e também colocar em prática a integração do Bilhete Único e a gratuidade dos coletivos aos domingos e feriados, a criação da MauáTrans, que antes era dada como certa dentro do governo de Atila, atualmente passa por processo de revisão, que pode culminar no seu engavetamento.

Embora ressalte que a instalação da autarquia segue em discussão, Atila Jacomussi já cogita deixar o projeto de lado para criar a Secretaria de Transportes. Em tese teria a mesma função, no entanto, sem a independência da MauáTrans. “Os dois projetos estão em análise no departamento jurídico da Prefeitura junto à reforma administrativa que queremos colocar em prática. A previsão é que até maio seja definido o que é mais viável, mas tanto um como o outro projeto devem contemplar as necessidades da Paço sobre o assunto.”

Na mesma medida em que o chefe do Executivo tem alterado sua postura em relação à criação da autarquia, Atila também tem adotado discurso mais ameno sobre o fim do monopólio no sistema de transporte da cidade, projeto incluso no seu plano de governo.

Após declarar durante toda campanha eleitoral que iria trazer “de volta o padrão de qualidade que nós tínhamos (no sistema de transporte público de Mauá) antigamente, acabando com o monopólio”, agora o chefe do Executivo tem optado por dizer que, no momento, o foco do Paço tem sido a fiscalização do atual sistema. “Queremos acabar com esse modelo arcaico. A criação da autarquia ou secretaria só tende a nos auxiliar nisso, mas nossa prioridade agora é oferecer um sistema de qualidade, criando novas linhas e fiscalizando o serviço oferecido hoje.”

Vale lembrar que na quinta-feira a tarifa de ônibus do município será reajustada para R$ 4.

 

Socialista promete maior fiscalização na operação da Suzantur

Após o Diário denunciar, no início do mês, o descumprimento de contrato da Suzantur na operação do sistema de transporte coletivo da cidade, o prefeito Atila Jacomussi (PSB) prometeu adotar maior rigor na fiscalização do serviço prestado aos usuários de linhas de ônibus municipais.

Sem especificar quais medidas já foram implementadas pela administração municipal, o chefe do Executivo afirmou que tem cobrado mais rigor de funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana sobre o assunto. “Já pedi que vejam todas as denúncias feitas por vocês. Temos acompanhado de perto o serviço prestado pela operadora.”

Representantes da Câmara de Mauá encaminharam ao Paço no início do mês ofícios cobrando respostas imediatas sobre as denúncias feitas pelo Diário sobre a operação da Suzantur na cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;