Setecidades Titulo
Estudante morto minimizou ameaça, diz irmão
Yara Simões
Especial para o Diário
09/03/2005 | 14:35
Compartilhar notícia


A família do estudante Osvaldo Cardoso Francisco, 18 anos, morto a tiros na última segunda-feira, em São Bernardo, afirma que ele minimizou a ameaça de morte que recebeu no dia anterior ao crime, numa briga ocorrida durante jogo de futebol na EE Vila São Pedro, onde cursava o segundo ano do ensino médio.

Terça-feira pela manhã, cerca de 100 pessoas acompanharam o enterro do estudante no Cemitério Municipal de Diadema. O clima era de indignação. Os irmãos da vítima contam que Osvaldo chegou em casa por volta das 16h30 do domingo e comentou que havia brigado com quatro rapazes durante um jogo de futebol. Um deles o teria ameaçado de morte. “Eles voltaram naquele mesmo dia à tarde para matá-lo, mas meu irmão já não estava mais lá (na escola)”, conta um dos irmãos que pediu para não ser identificado.

O suspeito de ter ameaçado o estudante pode ser um aluno da escola. Para os irmãos, Osvaldo comentou que ele conhecia o rapaz e que nunca brigaram anteriormente. O grupo estava na escola participando do programa Escola da Família, Espaços da Paz, projeto que abre as escolas estaduais nos finais de semana para a prática de esportes.

Um dos irmãos pediu para que Osvaldo não assistisse as aulas na segunda-feira. “Ele não levou a sério a ameaça, disse que era uma briga boba de futebol e que ameaças de morte eram normais em discussões”, diz. Osvaldo não teria comentado com a mãe a respeito da ameaça para não preocupá-la.

Na hora do crime, às 6h50 de segunda-feira, o assassino e mais um comparsa estariam misturados com os alunos que iam em direção ao portão de entrada da escola. Osvaldo levou três tiros.

A Delegacia de Homicídios de São Bernardo começa a ouvir nesta quarta-feira a família do rapaz. Quem tiver alguma informação sobre o caso, pode denunciar sem se identificar, pelo telefones 4352-5294 ou 4356-1532.

Homenagem – Estudioso, responsável, amigo e companheiro. É assim que os amigos, professores e familiares definem Osvaldo. O adolescente tinha quatro irmãos, morava em Diadema com a mãe e o irmão caçula. Estudava na mesma escola desde a 5ª série.

“Osvaldo queria fazer faculdade. Estava em dúvida entre Direito e Administração”, conta a dona de casa Lucília Cardoso de França, mãe do jovem. “Neste ano, queria comprar uma moto, que era seu sonho de consumo”, completa.

Os irmãos contam que ele era muito organizado. “Não saía de casa sem antes arrumar a cama”, diz um irmão que não quer ser identificado.

O estudante era bastante engajado nas atividades da escola. Integrava o grêmio estudantil e participou da formação do conselho escolar que, em conjunto com a direção, administrava a verba aplicada na escola.

“Em homenagem a essa pessoa maravilhosa, queremos dar o nome da sala do grêmio de Osvaldo Cardoso Francisco”, diz o professor Fernando de Souza.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;