Cultura & Lazer Titulo
Prato cheio para fãs de livros
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
12/02/2005 | 15:47
Compartilhar notícia


A professora aposentada de língua portuguesa e literatura Maria Teresa Rubinato, 63 anos, sobrinha do saudoso cantor e compositor Adoniran Barbosa (1910-1982) tinha livros repetidos em sua casa, em Santo André. De posse deles, rumou para a 7ª Feira de Troca de Livros promovida pelo ABC Plaza Shopping, na mesma cidade, e trocou-os por títulos de seu interesse. A promotora de vendas Maria Isabel Duarte Silva, 54, de São Bernardo, levou as netas Isabel Cristina, 5, e Maria Eduarda, 3, ao shopping Metrópole, na cidade em que mora, para participar do Espaço do Livro II, atração que conta com palestras, troca de livros e pintura facial para crianças, entre outras atividades. Essas foram algumas das pessoas entrevistadas pelo Diário anteontem, dia da abertura dos dois eventos de gênero similar que se estendem até o próximo dia 27, com entrada franca.

Maria Teresa foi enfática ao falar da importância de iniciativas do tipo da feira de troca de livros do shopping de Santo André: "Como professora, só posso aplaudir a iniciativa, já que os leitores enfrentam no Brasil uma situação ingrata, pois os livros são muito caros. É bem melhor ter a opção de trocá-los".

Já Maria Isabel, que também reclamou do preço dos livros no país, não sabia que poderia realizar trocas no shopping Metrópole, mas garantiu que o faria antes do término do Espaço do Livro II. Ela também aprovou a atração para as crianças. Além de ficarem felizes e bonitos com as pinturas no rosto, os pequenos também podem se divertir com livros infantis disponíveis no local. "É preciso incentivá-los a ler desde crianças", diz Maria Isabel.

Em férias, Ellen Médici, 8, foi ao Metrópole com a mãe, a auxiliar administrativa de São Bernardo Débora Tardocchi, 39. "Vim para a recreação da Ellen e fiquei sabendo da troca de livros, então voltarei para trocar exemplares que tenho em casa", afirma Débora.

No ABC Plaza, funcionários das lojas aproveitavam as horas livres para participar da feira do livro, entre eles a vendedora Carmen Lima, 28: "Vim conferir as opções de livros e voltarei para realizar as trocas". Também vendedor do shopping, Francisco Alves da Silva, 28, fez uso do serviço de internet grátis oferecido no evento: "Como não tenho internet em casa, poder acessar a rede no local em que trabalho é ótimo. Sobre os livros, alguns que troquei aqui nas edições passadas da feira trarei para trocá-los de novo".

Na programação deste sábado no shopping de São Bernardo figura por exemplo a palestra de tema Jornalismo de Rádio, às 15h, com os jornalistas Heródoto Barbeiro e Milton Jung. Para assistir, leve um quilo de alimento não-perecível.

Para troca de livros, no Metrópole o esquema é leve dois e troque por um; já no ABC Plaza é um por um. O evento no Metrópole (praça Samuel Sabatini, 200. tel.: 4122-9999) ocorre das 10h às 22h e o do ABC Plaza (av. Industrial, 600. tel.: 4437-5000), das 14h às 20h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;